por Imprensa – 7° Fórum
O jornalismo on-line deve ser voltado para o público de internet e feito de modo diferenciado do jornalismo convencional impresso? Segundo um estudo realizada pelo pesquisador Sandro Galarça, em que se comparou os dois formatos, a resposta é não.
A pesquisa, realizada como dissertação de mestrado de Galarça, comparou os jornais Terra Notícias e Diário Catarinense On-line. O primeiro, produzido exclusivamente para a internet, é atualizado constantemente e não dispõe de um formato impresso. Já o segundo, apenas uma transposição para a internet do jornal impresso diariamente e vendido nas bancas, é atualizado a cada 24 horas.
Os leitores dos dois noticiários atribuíram notas de zero a dez para diversos itens de cada publicação on-line, como tamanho e atualidade dos textos e o resultado foi uma avaliação semelhante de ambos. O Terra Notícias recebeu, em média, notas entre 8,5 e 7,75. Já o DC On-line recebeu notas entre 8,0 e 7,5.
“Isso surpreende porque sempre se pensou que a internet demandava um formato exclusivo, o que não foi mostrado pela pesquisa, já que o público estava satisfeito tanto com o conteúdo voltado para a ‘web’, quanto com o conteúdo convencional do jornal impresso”, explica o pesquisador.
Na pesquisa de Sandro Galarça, 300 pessoas responderam aos questionários elaborados por ele. O estudo foi mostrado no Grupo de Trabalho História da Mídia Digital, durante o 2º Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho, que está sendo realizado no Praiatur Hotel, em Florianópolis, até sábado.