Com o Prêmio Personalidade de Destaque no Ensino de Jornalismo, criado em 2019, a ABEJ visa reconhecer professores da área com capacidade de liderança e organização de atividades e projetos que contribuam para o ensino de Jornalismo, notoriedade perante a comunidade acadêmica, desenvolvimento de práticas inovadoras, dentre outros aspectos. Confira o regulamento do Prêmio Abej.

Prêmio ABEJ 2019 - Alice Mitika Koshiyama

Alice Mitika Koshiyama é graduada em Jornalismo e História, mestrado em Ciências da Comunicação e doutorado em Literatura Brasileira. Aposenta do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP, a docente e pesquisadora atua como professora sênior, mantendo todas as atividades didáticas na graduação de Jornalismo e na Pós-Graduação.

Imagem: Reprodução YouTube TVPUC

Prêmio ABEJ 2021 - Eduardo Meditsch

Eduardo Meditsch, da Universidade Federal de Santa Catarina, é pesquisador do CNPq, com vários livros e artigos publicados. Ele é um dos nomes brasileiros mais proeminentes na teoria do jornalismo. Sua trajetória também revela uma pessoa muito comprometida com o fortalecimento da ciência do jornalismo.

Prêmio ABEJ 2022 - Alfredo Vizeu

Alfredo Eurico Vizeu Pereira Junior é professor-titular da Universidade Federal de Pernambuco, ex-coordenador, chefe do Departamento de Comunicação e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da UFPE. Ele foi um dos participantes da comissão que elaborou a proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de jornalismo e foi reconhecido pelas suas contribuições relevantes ao ensino na área.

Prêmio ABEJ 2023 - Sandra de Deus

Sandra de Fátima Batista de Deus é Professora Titular do Departamento de Comunicação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS, Mestre em Extensão Rural pela UFSM, Especialista em Pensamento Politico Brasileiro pela UFSM, graduada em Jornalismo pela UFSM, Coordenadora do Curso de Especialização em Jornalismo Esportivo. Líder do Grupo de Pesquisa Jornalismo Esportivo certificado pela Instituição. Integrante do Grupo de trabalho Extensão crítica: teorias e práticas na América Latina e no Caribe do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais e do Kairós- equipe para a transformação e educação sustentável.