por Da Redação
A proximidade da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), em dezembro, e a realização das etapas estaduais têm envolvido o Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo (FNPJ), que participa ativamente do processo que levou à concretização de um importante momento para a comunicação no país, especialmente como integrante do conselho do Fórum Nacional Pela Democratização da Comunicação (FNDC), representado por seu vice-presidente Juliano Carvalho (Unesp).
De acordo com Edson Spenthof (UFG), presidente do FNPJ, a participação do Fórum nesse processo de democratização da comunicação começou bem antes da atual fase. “Estamos, desde o início do debate sobre o assunto, fortalecendo a posição do FNDC, trabalhando ao lado desta entidade e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)”, observa.
Vários diretores e membros do Conselho Consultivo do FNPJ estão presentes nas comissões organizadoras municipais e estaduais da Conferência, como, por exemplo, as atuantes em Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. A intenção do Fórum, segundo Spenthof, é levar delegados à Conferência Nacional, na qual a direção nacional estará presente.