por Da Redação
No grupo de trabalho Pesquisa na Graduação os professores fizeram exposições de estudos realizados em parceria com estudantes.
Márcia Fantinatti, professora da PUC–Campinas, apresentou o trabalho de pesquisa sobre a Rede Globo em seu aspecto histórico e na construção política do Brasil, que faz uma análise de seus veículos quanto a transmissão de suas mensagens. Relacionou o conteúdo das novelas, minisséries e telejornais da emissora com a realidade da sociedade, destacou o paralelo que é feito entre a o real e o fictício.
Jomara Kalline, professora da UCB (Universidade Católica de Brasília), discutiu sobre os temas abordados em trabalhos de conclusão de cursos de alunos da instituição. Observou durante a sua pesquisa que os estudantes realizam seus trabalhos utilizando o Jornalismo de três formas: como álibe (para defender algo individual), como meio (preocupados com a linguagem), e a minoria discute o Jornalismo como fim (reflexão sobre o próprio curso).
Para o professor e coordenador do GT-Pesquisa e Graduação Luiz Marcos da Silva, o encontro de professores proporciona o conhecimento de pesquisa e possibilita ao país uma visibilidade do ensino de Jornalismo. Destacou que a troca de informação facilita a convivência entre os profissionais e acadêmicos. Para ele o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo tem muita preocupação com o ensino do curso.
Após a apresentação os acadêmicos tiveram a oportunidade de expor seus conhecimentos e esclarecer dúvidas.
Vaneildes Faria e Rosângela Eugênia
Agência de Notícias – 10º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo