Com o objetivo de cobrar agilidade no trâmite do processo que define as Novas Diretrizes Curriculares para os cursos de Jornalismo do País, representantes da FNPJ, SBPjor, Fenaj e Socicom estiveram reunidos neste quinta-feira (18/04) com o Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação, Jorge Messias.
Neste encontro, os representantes foram informados que o processo ainda se encontra no setor de Revisão Técnica do CNE e que, após isto, segue para o Ministro Aluízio Mercadante. “Após aprovação pelo CNE (Conselho Nacional de Educação), o texto passa por uma revisão antes de seguir para o Ministério. Esperamos que nos próximos dias o processo chegue ao MEC”, informou o Diretor de Políticas Regulatórias, Adalberto Maciel Neto.
Na avaliação do vice-presidente do FNPJ, Marcelo Engel Bronosky, o acompanhamento das entidades junto ao MEC demonstra o interesse em ver a Diretrizes implantadas rapidamente. “Há vários cursos de jornalismo pelo Brasil afora que estão esperando há mais de quatro anos para encaminhar ajustes em seus currículos e avançar na formação superior na área”.
Estiveram presentes à reunião Dione Moura (SBPjor/Socicom), Nélia Del Bianco (Intercom), Antonio Paulo Santos (Fenaj) e Marcelo Engel Bronosky (FNPJ).