O evento, organizado pelo Curso de Jornalismo da UFV, servirá de base para as discussões mineiras a serem levadas ao Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNJP), em 2012, na Universidade Federal de Uberlândia (Triângulo Mineiro) e também faz parte das comemorações dos 85 anos da Universidade Federal de Viçosa e dos dez anos de fundação do Curso de Jornalismo da UFV.

Dos temas agendados encontram-se: O fortalecimento da formação superior como elemento constitutivo e legitimador do campo de jornalismo, pelo Professor Luiz Claudio Costa – Secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação(MEC); Novas Diretrizes Curriculares ao Ensino de Jornalismo, pela professora Mirna Tonus da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Vice-Presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ); Teoria e/ou Prática nos currículos de jornalismo, Professora Marta Maia, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Panorama da Produção Acadêmica em Jornalismo, Professora JussaraBrites (UFOP); Do direito humano à comunicação – as ameaças que vem comprometendo o exercício do Jornalismo no campo profissional, Professora Ana Paola Amorim, Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC – BH); Mapeamento do Ensino do Jornalismo Digital no Brasil em 2010, pelos professores Bernardete Toneto, coordenadora do Curso de Jornalismo da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e Leo Cunha, (UniBH).

Antes da abertura da programação oficial, na sexta-feira, dia 8 de abril, haverá uma reunião de coordenadores de cursos de jornalismo mineiros, no intuito de promover a integração dos profissionais do setor, além de estimular o intercâmbio de experiências e tendências do ensino voltadas para o mercado, agora sem a obrigatoriedade do diploma.

Paralelo aos temas centrais o EMPJ vai promover a exposição de trabalhos científicos de autoria de professores, nos seguintes Grupos de Pesquisa: GP 01 – Atividades de Extensão; GP 02 – Ética Jornalística; GP 03 – Pesquisa na Graduação; GP 04 – Produção Laboratorial – Eletrônicos; GP 05 – Produção Laboratorial – Impressos; GP 06 – Projeto Pedagógico.

Os Grupos de Pesquisa têm o objetivo central de proporcionar a troca de informações a respeito de atividades pedagógicas e de experiências pessoais e acadêmicas dos professores, em prol da formação profissional.

Embora seja voltado aos docentes da área, o Encontro Mineiro de Professores de Jornalismo vai admitir a participação de alunos e profissionais do setor, inclusive na parte de apresentação de intervenções nos Grupos de Pesquisa (GPS), principalmente devido o interesse dos temas a serem abordados.

Contudo, a participação de estudantes nos GPS estará condicionada ao fato de que a titularidade do mesmo seja de um professor que obrigatoriamente deverá ser o titular também na apresentação do mesmo, durante o evento.

Devido o grande interesse de estudantes em participar do EMPJ, a organização instituiu taxas de inscrições especiais aos estudantes interessados.

Os associados do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, em dia com as anuidades não pagam taxa de inscrição.

O envio de trabalho – numa primeira fase – deverá ser enviado sob a forma de resumo expandido (até três laudas – formato exposto no site http://www.com.ufv.br/empj/). Os trabalhos aprovados e apresentados durante o Encontro serão publicados no próprio site e na Revista de Ciências Humanas do CCH (UFV). O prazo para envio dos resumos foi ampliado e será encerrado às 18 horas do próximo dia 18 de março. Para serem publicados na Revista de Ciências Humanas, haverá a necessidade de que posteriormente ao aceite e a apresentação no evento, os interessados remetam as versões completas, (modelo e formatos também publicados no site do Encontro).

Maiores informações http://www.com.ufv.br/empj/

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