por Imprensa – 7° Fórum
A importância de introduzir atividades de pesquisa no cotidiano das disciplinas dos cursos de graduação foi discutida nesta segunda-feira, com a apresentação dos 22 trabalhos inscritos no GT sobre Pesquisa na Graduação, durante o 7º Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo. De acordo com o coordenador do Fórum, Gerson Martins (Ielusc), os professores de jornalismo devem incentivar os alunos a adquirir conhecimento através de pesquisa, e não limitar as aulas ao ensino somente da técnica. Os trabalhos apresentados abordaram o uso de novas mídias na sala de aula e o desenvolvimento do estudo do jornalismo através de pesquisas feitas na graduação. Entre eles a pesquisa “Linguagens, Tecnologias e Ensino do Jornalismo”, da professora Maria José Baldessar (UFSC), analisou a influência do desenvolvimento tecnológico sobre o modo de ensinar jornalismo, através da introdução de novas teorias e práticas laboratoriais. Em seu trabalho Baldessar também discute a necessidade de proporcionar ao aluno de graduação o contato com as novas tecnologias, porque acredita ser impossível separar a teoria da prática no ensino do jornalismo. Projetos como a Rádio Ponto UFSC, emissora virtual do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, proporcionam essa fusão, diz a professora.