por Da Redação

A professora Thaís de Mendonça Jorge, da Universidade de Brasília, iniciou o penúltimo dia do XI ENPJ com uma apresentação sobre o projeto elaborado pela UNESCO para o ensino de Jornalismo. Segundo a proposta, disponível no site da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, devem ser reconhecidos diferentes aspectos da profissão, como o valor do ensino pelas universidades, o entendimento do Jornalismo como área interdisciplinar e o valor do estágio para a formação profissional.

A organização do projeto da UNESCO começou em 2005, com um encontro para o estudo do currículo da docência em Jornalismo, baseando-se no ensino em universidades, especialmente em cursos de graduação, pós-graduação e mestrado. Outros pontos foram abordados, como o aprendizado dos alunos no meio, especificamente na identificação do que seria uma notícia e o questionamento que envolve o bom desempenho na profissão. A proposta está direcionada para países em desenvolvimento e emergentes e tem por objetivo desenvolver a reflexão dos aprendizes da área.

Alguns fundamentos do currículo, segundo Thaís Mendonça, colocam-se na habilidade de pensar, retomando a idéia de desenvolvimento da reflexão, a habilidade de escrever clara e coerentemente, e o conhecimento sobre política e temas da atualidade, tendo como princípios a ênfase na escrita e o desenvolvimento individual.

Por: Marcela Colasurdo De Mingo

Deixe um comentário