por Da Redação

A Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ, o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo – FNPJ e a Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor constituíram uma Comissão que vai organizar, nos próximos meses, os Seminários Regionais sobre a Formação em Jornalismo e a Reforma Universitária. O primeiro Seminário aconteceu no último dia 9 de maio, em Florianópolis e reuniu os presidentes da FENAJ, Sergio Murillo e da SBPJor, Elias Machado, além da Diretora Regional Sul do FNPJ, Valci Zuculoto. Os participantes do Seminário divulgaram uma Moção em que apóiam o documento das três entidades enviado ao MEC no final de março, como também solicitam ao MEC que incorpore as contribuições do Campo do Jornalismo ao anteprojeto que encaminhará ao Congresso Nacional. Reivindicam ainda que o MEC retire as mudanças apontadas como nocivas ao Jornalismo.

A Comissão, composta pelos jornalistas e professores Suzana Tatagiba (FENAJ), Edson Spenthof (FNPJ) e Francisco Karam (SBPJor), começa a organizar os Seminários Regionais em outros pontos do país e a preparar o Seminário Nacional que deverá acontecer no dia 11 de agosto, em Brasília.

As três entidades que representam o campo do Jornalismo manifestaram ao Ministro da Educação, Tarso Genro, por duas vezes, suas preocupações com as conseqüências que o projeto atual da Reforma Universitária poderá infligir à formação superior em Jornalismo. Em outubro de 2004 houve uma audiência com o ministro e a entrega do primeiro documento sobre a questão. Em março último foi enviado novo documento pontuado de forma mais objetiva sobre as questões que dizem respeito aos Cursos de Jornalismo. Segundo os presidentes das entidades, essas questões não podem ficar letra morta em documentos, mas serem discutidas pelos jornalistas, professores e pesquisadores de jornalismo para mostrar a relevância dos pontos em discussão, bem como agregar mais contribuições.

O presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, Gerson Luiz Martins alertou os participantes do 8º Encontro Nacional do FNPJ, que aconteceu em Maceió, em abril último, para a necessidade de que as categorias acompanhem e participem com atenção das discussões sobre a Reforma Universitária e suas implicações. “É imprescindível que nós, professores de jornalismo, acompanhemos e participemos de todas as etapas da Reforma Universitária”.

Deixe um comentário