por Juliano Mauricio Carvalho

Na manhã do sábado, dia 1º, aconteceu a conferência com o presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (ABRUC) e reitor da Uniso, Prof. Aldo Vannucchi que revelou como está o andamento da reforma do ensino superior brasileiro. Em seguida, uma mesa-redonda discutiu o mercado e a formação profissional do jornalista. Este foi um dos pontos altos do encontro, com debate e questionamentos.

No período da tarde, os professores se dividiram em grupos de trabalho. Foram apresentados 29 resumos de trabalhos nas áreas específicas. Neste espaço puderam discutir a temática de cada grupo, a reforma universitária [em especial no que se refere aos cursos de jornalismo], a categorização do jornalismo na classificação de áreas do CNPq, além das condições de ensino-aprendizagem no interior dos cursos.

Entre outros encaminhamentos o encontro resultou num documento a ser enviado para o Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo, com o posicionamento dos professores paulistas sobre os temas discutidos.

O evento foi promovido pela Diretoria Regional Sudeste do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e realizado pela Universidade de Sorocaba. O próximo encontro estadual de São Paulo está previsto para acontecer na segunda quinzena de outubro de 2006.

Deixe um comentário