por Da Redação
O 10º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo lançou nesta noite de sexta-feira, 27, o Prêmio Daniel Herz. Jornalista, professor, militante e um dos fundadores da FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e diretor da Fenaj, Herz morreu em maio de 2006. E mesmo com a saúde debilitada, até seus últimos momentos não deixou de lutar pela democracia na comunicação, qualidade do ensino e do jornalismo, batalhas de toda sua vida. Daniel Herz, entre suas muitas ações, também foi um dos principais idealizadores e formuladores do Programa Nacional de Estímulo à Qualidade do Ensino de Jornalismo.
O lançamento do prêmio foi feito pelo professor Sérgio Murillo, presidente da Fenaj, em nome da Federação e do FNPJ. O Prêmio é editado conjuntamente pelo FNPJ – Fórum Nacional de Professores de Jornalismo e pela Fenaj, devendo, sua primeira edição, ser entregue no próximo ano durante o 11º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (categorias Projetos Pedagógicos e TCCs) e o 33º Congresso Nacional de Jornalistas (categoria Reportagens).
O prêmio terá duas temáticas – estimulo à qualidade do ensino de Jornalismo e estimulo à democratização na Comunicação, que serão divididas em três categorias:
Projetos pedagógicos de cursos de Jornalismo e cursos de Comunicação com habilitação em jornalismo. Nesta categoria, serão premiados projetos que tenham práticas pedagógicas inovadoras para a qualidade do ensino de jornalismo no Brasil;
TCCs: trabalhos de conclusão de cursos e produtos laboratoriais que abordem a questão da democracia na comunicação;
Reportagens sobre o tema da democratização da comunicação nos suportes TV, rádio, digital, revista e jornal.
As inscrições podem ser feitas de 1º de Setembro a 31 de Dezembro de 2007. Informações pelos sites www.fenaj.org.br e www.fnpj.org.br