Estudo de pesquisa no Jornalismo

por Da Redação

No grupo de trabalho Pesquisa na Graduação os professores fizeram exposições de estudos realizados em parceria com estudantes.

Márcia Fantinatti, professora da PUC–Campinas, apresentou o trabalho de pesquisa sobre a Rede Globo em seu aspecto histórico e na construção política do Brasil, que faz uma análise de seus veículos quanto a transmissão de suas mensagens. Relacionou o conteúdo das novelas, minisséries e telejornais da emissora com a realidade da sociedade, destacou o paralelo que é feito entre a o real e o fictício.

Jomara Kalline, professora da UCB (Universidade Católica de Brasília), discutiu sobre os temas abordados em trabalhos de conclusão de cursos de alunos da instituição. Observou durante a sua pesquisa que os estudantes realizam seus trabalhos utilizando o Jornalismo de três formas: como álibe (para defender algo individual), como meio (preocupados com a linguagem), e a minoria discute o Jornalismo como fim (reflexão sobre o próprio curso).

Para o professor e coordenador do GT-Pesquisa e Graduação Luiz Marcos da Silva, o encontro de professores proporciona o conhecimento de pesquisa e possibilita ao país uma visibilidade do ensino de Jornalismo. Destacou que a troca de informação facilita a convivência entre os profissionais e acadêmicos. Para ele o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo tem muita preocupação com o ensino do curso.

Após a apresentação os acadêmicos tiveram a oportunidade de expor seus conhecimentos e esclarecer dúvidas.

Vaneildes Faria e Rosângela Eugênia

Agência de Notícias – 10º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo

Artigos relacionados

Respostas