(foto: Paulo José-Prefeitura de Goiânia)

O 23º Encontro Nacional de Ensino em Jornalismo (Enejor), começa no próximo dia 23 e segue até o dia 26 com uma série de atividades. O evento ocorrerá na Escola de Formação de Professores da Pontifícia Universidade de Goiás (PUC Goiás), no Setor Universitário, e tem como objetivo promover espaços de reflexão em torno do ensino do jornalismo, desenvolvimento da formação superior na área. O encontro também visa a promoção da troca de conhecimentos e experiências entre professores, profissionais e estudantes de jornalismo no Brasil.

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O tema “Desinformação e Educação Midiática” busca mobilizar os participantes para debater a importância do ensino de jornalismo e da educação midiática para formar cidadãos capazes de identificar e combater a desinformação que circula em grande escala pela internet. O encontro, promovido pela Associação Brasileira de Ensino do Jornalismo (Abej), é organizado pela PUC Goiás, por meio da Escola de Direito, Negócios e Comunicação da Universidade e do Observatório de Mídia da PUC Goiás, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Alves de Faria (UNIALFA) e o Centro Universitário UNIFASAM.

Confira a programação completa

Diversos eventos compõem a programação: 14º Pré-Fórum da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ); 14º Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo; 19º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo. Além disso, estão previstas outras atividades como lançamento de livros, painéis de debates, programação cultural e oficinas. Estão previstas a participação de professores de vários estados brasileiros, além de profissionais do mercado e representantes de associações e de órgãos governamentais envolvidos no combate à desinformação e com a promoção de educação midiática. A conferência de abertura a ser realizada no dia 24, às 20 horas, será proferida por Heleny Méndiz Rojas, académica associada da Escuela de Periodismo Universidad Católica del Norte (Chile).

Sobre a Abej

Visando compatibilizar a sua luta pela qualidade do ensino e da extensão em jornalismo com uma reflexão crítica sobre o assunto, a Abej vem investindo  em duas frentes de caráter científico: os Grupos de Pesquisa em Ensino e Extensão em Jornalismo (GPs), que apresentam seus trabalhos e resultados, além das pesquisas dos professores de todo o Brasil, dentro de um espaço científico próprio do evento nacional denominado Ciclo de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo, e na manutenção de uma revista científica on-line, denominada Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (REBEJ). Com periodicidade semestral, a revista está hoje no seu décimo quinto ano.

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