A Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (REBEJ) apresenta sua 29ª edição. Depois de 4 anos, o periódico voltou a publicar dossiê, o qual deve ser mantido para as próximas edições, ao menos uma vez por ano. O tema do dossiê desta edição é “O ensino de jornalismo no Brasil pós-diretrizes curriculares de 2013”.
Os 8 trabalhos aprovados buscam observar os impactos das mudanças no cenário atual para identificar possíveis avanços e retrocessos a partir do que vem sendo desenvolvido em diferentes instituições brasileiras. Destaca-se a variedade de instituições e regiões representadas pelos autores. As produções dividem-se entre artigos e relatos de experiência. Nas publicações livres, encontra-se também mais 3 trabalhos, além de uma resenha.
A Rebej recebe trabalho em fluxo contínuo. São aceitos artigos, relatos de experiência e resenhas. Os interessados podem conferir as normas de submissão em http://rebej.abejor.org.br/index.php/rebej/about/submissions
Sumário da edição 29
Apresentação
- Apresentação Guilherme Gonçalves de Carvalho 1-2
Dossiê
- As Diretrizes Curriculares como matrizes para inovações nos Cursos de Jornalismo Elias Machado 3-13
- Ensino de Jornalismo: reformas curriculares, novas configurações e atuação de egressos da UFPB Zulmira Nóbrega Piva de Carvalho, Vitória Vasconcelos 14-30
- O curso de jornalismo na UFRRJ em 11 anos de existência: Consolidações e Inovações Simone Mattos Guimarães Orlando, Ana Vaz, Ivana Barreto, Rejane Moreira 31-44
- O ensino de Jornalismo na UFBA: a integração como estratégia para reestruturação do curso Suzana Oliveira Barbosa, Fábio Sadao Nakagawa, Ivanise Hilbig de Andrade, Leonardo Figueiredo Costa , Washington José de Souza Filho 45-60
- Teoria e prática na grade curricular pós-DCNs/2013o caso de uma faculdade particular do sertão piauiense Ruthy Manuella de Brito Costa, Márcio Granez 61-74
- Percepção dos jornalistas sul-mato-grossenses sobre a queda da obrigatoriedade do diploma universitário e a desinformação Marcos Paulo da Silva, Maria Paula Garcia 75-90
- Empreendedorismo no Jornalismo: análise curricular da formação nas universidades públicas federais Caroline Silva Falcão Guedes, Amanda Maurício P. Leite 91-104
- Jornalismo e assessoria à luz das diretrizes curriculares: estudo a partir de egressos de jornalismo da UEPG Guilherme Carvalho, Manoel Moabis 105-121
Relato de Experiência
- Análise de sistemas visuais: media literacy em análise e debate Bárbara Emanuel 122-136
- Site Avoador e a experiência de cobertura da covid-19 na região Sudoeste da Bahia Carmen Regina Carvalho 137-151
- Como foi realizar o telejornal-laboratório Tela Un, ao vivo, durante o isolamento imposto pela Covid-19? Sandra Nodari 152-172
Resenha
- Pioneiros do Jornalismo: o nascer de um curso de graduação a partir das novas Diretrizes Curriculares Nacionais James Dadam 173-176
Expediente
- Expediente Equipe editorial