por Da Redação

O Grupo de trabalho (GT) “Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino” apresentou hoje novos trabalhos de professores. O grupo foi novamente mediado pela professora Valci Zuculoto. Os temas variaram desde produções de alunos até visões mercadológicas de instituições de ensino.

A professora Jacqueline Deolindo, da Fundação São José em Itaperuna, fez a primeira apresentação, que exibiu a produção de um curta metragem “O Dono do tempo”, produzido pelos alunos de comunicação. Emanuel Barreto professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), expôs o programa de entrevista “Xeque Mate”, produzido pelos próprios alunos de jornalismo e apresentado pelo professor.

As duas iniciativas foram elogiadas pelos professores presentes no GT. Contudo, foi apontada a dificuldade imposta pelo sindicato de Jornalismo em autorizar a participação de estudantes em programas de TV Universitária.

A professora Angelita Lima da Universidade Federal de Goiás (UFG) fez uma pesquisa com os alunos da faculdade em que atua sobre o valor dado às aulas práticas e sobre a reorganização curricular do curso.

A professora da Faculdade Integrada da Bahia (FIB), Mônica Celestino, falou da importância da formação do jornalista com atenção voltada a responsabilidade social.

Finalizando as exposições a professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), mostrou em seu trabalho que os alunos de instituições particulares se vêem como clientes e levam isso para a sala de aula. Este comportamento é percebido pelas exigências no atendimento de seus interesses pessoais, sobrepostos aos interesses acadêmicos.

No encerramento a professora Raquel Aguiar criticou a utilização frequente de professores substitutos, realizada em algumas instituiçoes públicas, o que dificulta a aprendizagem dos alunos, em virtude das constantes substituições de docentes.

Danielle Gomes e Eliane Andrade – Agência de Notícias

Deixe um comentário