História do ensino de jornalismo é destaque do Encontro
por Da Redação
Marques de Melo fez uma apresentação abordando a história do ensino e o processo de criação do curso de Jornalismo no Brasil. Ele defendeu a formação acadêmica e o exercício do estágio. “O estágio é instrumento de ligação entre os estudantes e o mercado de trabalho”, afirmou.
O professor afirmou que as instituições superiores devem ter compromisso com a formação do profissional. Ele ainda criticou a existência das “fábricas de diploma”. “Instituições competentes formam jornalistas competentes que atendem as necessidades de mercado”, conclui.
Durante a Conferência, Marques de Melo fez o balanço dos 60 anos de ensino de Jornalismo no Brasil. Segundo o jornalista, o saldo positivo foi o estabelecimento da matriz pedagógica educacional com padrão europeu e com modelo norte-americano, formando o modelo crítico experimental.
O fator negativo destacado foi a falta de integração do curso com o mercado e a sociedade, onde para estar sintonizado não significa estar integrado.
Biografia
Formou-se em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco em 1964, em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Universidade Federal de Pernambuco em 1965. Tem doutorado e livre-docência em Ciências da Comunicação – Jornalsimo pela Universidade de São Paulo (1973). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo, onde é diretor da Cátedra UNESCO de Comunicação, e preside a sociedade brasileira de estudos interdisciplinares de comunicação (INTERCOM).
Vaneildes Faria e Eliamar Pereira – Agência de Notícias
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