por Da Redação

Os professores de jornalismo terão uma sessão especial para debates e organização durante o 32º Congresso Nacional dos Jornalistas, que acontece de 5 a 8 de julho, em Ouro Preto, MG. Será um Grupo Temático, sob a coordenação do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, para discutir Reforma Universitária, Avaliação dos Cursos de Jornalismo, Estágio, Ensino de Ética Jornalística, entre outros temas. A sessão está marcada para 7 de julho, às 15 horas. O presidente do FNPJ, Gerson Martins, tem salientado que este espaço no Congresso da categoria profissional é extremamente importante para aprofundar as ações e lutas conjuntas que o Fórum, a FENAJ, os professores e os Sindicatos de Jornalistas, mais a SBPJor, vêm desenvolvendo em defesa da qualidade do ensino de jornalismo no país.

A pauta para o GT ficou assim definida pela diretoria do FNPJ:

– Reforma Universitária,implicações para o ensino de jornalismo e próximas ações;

– Estágio em Jornalismo e o Programa de Padronização dos Projetos Pilotos proposto pela FENAJ e FNPJ;

– o SINAES, as implicações para o ensino de jornalismo, as ações propostas no 9º FNPJ e as próximas iniciativas;

– a organização dos professores de jornalismo nos Estados em parceria com os Sindicatos de Jornalistas reproduzindo as parcerias nacionais entre FNPJ e FENAJ.

O Grupo Temático terá a coordenação do presidente do FNPJ, Gerson Martins, e a presença do vice-Presidente Juliano Carvalho, do diretor Científico Edson Spenthof, da diretora de Comunicação Valci Zuculoto e da diretora regional Sudeste Carmen Pereira.

Este Congresso dos Jornalistas será o maior da história da FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas, já contando, até o momento, com aproximadamente 700 inscritos. E a formação se destaca como um dos grandes eixos de debate do encontro. Por isso, além do Grupo Temático,o FNPJ espera que os professores de jornalismo presentes ao evento tenham participação ativa no Painel sobre Formação Profissional dos Jornalistas, no dia 6 de julho, das 11h às 12h30min, assim como na plenária prevista para a tarde do mesmo dia, quando haverá a deliberação sobre os temas debatidos pela manhã. O Painel contará, como palestrantes, com o presidente do FNPJ, Gerson Martins, a diretora de Comunicação do Fórum e Institucional da FENAJ, Valci Zuculoto, e a diretora de Educação da Federação, Suzana Tatagiba.

O 32º Congresso Nacional dos Jornalistas se realiza com o tema geral ” Liberdade de Imprensa e Democratização da Comunicação”, devendo debater, como sub-temas, Ética Jornalística, Formação Profissional, Conselho Federal dos Jornalistas e Mercado de Trabalho.Mais informações no sítio web, no endereço: www.jornalistasdeminas.org.br/congresso.

Deixe um comentário