“Dez anos depois: o impacto das DCNS na avaliação dos cursos de Jornalismo” será o tema da mesa deabertura do VII Encontro Regional Sul, da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ), nesta sexta-feira, dia 22 de novembro, às 19 horas (online). As inscrições podem ser feitas até o dia 20 e darão direito a certificado e acompanhamento dos debates que acontecerão também no sábado.
A mesa de abertura terá participação dos doutores Eduardo Meditsch (UFSC), Márcia Benetti (UFRGS), Ariane Pereira (Unicentro-PR) e Clarissa Josgrilberg Pereira (FURB), todos representantes de cursos que alcançaram CPC 5 (nota máxima) no último período avaliativo dos cursos de Graduação pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Também contará com a presença da presidenta nacional da ABEJ, Dra. Marluce Evangelista Carvalho Zacariotti (UFT) e dos diretores da regional Sul da entidade, doutores Felipe Adam e Roseméri Laurindo.
A inscrição é gratuita para associados da ABEJ e a preços acessíveis entre R$ 20 e R$ 40 para demais professores, pesquisadores e acadêmicos da graduação. Pode ser feitapelo site https://www.even3.com.br/erejor-sul-2024/
No sábado todos os coordenadores de curso de Jornalismo da região Sul do Brasil são convidados para uma reuniãoremota para trocarem experiências sobre os desafios de cada instituição. Além disso, haverá apresentação e discussão dos seguintes trabalhos:
Entrevistas coletivas como espaço de experimentação e aprendizagem (Janaíne Kronbauer)
Dez anos da FURB na consolidação da especificidade do Jornalismo em SC (Clarissa Josgrilberg Pereira e Roseméri Laurindo)
O PAPEL DO JORNALISMO ESPECIALIZADO NA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: EVASÃO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS NO CONTEXTO DA GERAÇÃO Z.(Marcos José Zablonsky)
O Problema Geracional Gerado por Desinformação em Vacinas no Brasil (Júlio Antônio de Matos Gemiaki)
A relação sociedade-natureza no ensino do jornalismo (Míriam Santini de Abreu)
O PAPEL DO JORNALISMO NA EDUCAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE O IMPACTO DO JORNALISMO ESPECIALIZADO NA GERAÇÃO Z (Heloise Claumann de Almeida e Marcos José Zablonsky)
COMPETÊNCIAS PARA A GERAÇÃO Z: O PAPEL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES E ESTÁGIOS NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE JORNALISMO DA PUCPR (Juliana Del Secchi)
O ensino de Inteligência Artificial (IA) na disciplina de Jornalismo Móvel na UFRJ (Alessandra de Falco)
A SAÍDA DE SILVIO ALMEIDA DO MINISTÉRIO DOS DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA: UMA ANÁLISE DE CONTEÚDO E FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA (Carolina Pereira Soares e Lara Nasi)
Ausência midiática em debates eleitorais no Paraná 2024 contribui com desinformação (Sérgio Luiz Gadini, Maria Victória Klosienski e Pedro Fauth Manhães Miranda)
Borat Sagdiyev e a Desinformação (Bruna Meotti Souza e SILVIA MEIRELLES LEITE)
Análise dos discursos veiculados ao Jornal de Umbanda e seus possíveis impactos na construção de uma doutrina na religião umbandista na década de 1950 no Rio de Janeiro (Mariana Santos)
Ascensão do populismo digital: análise das campanhas dos três principais candidatos à prefeitura de São Paulo no Instagram (Pedro Moreira)
EMPREENDEDORISMO EM JORNALISMO: METODOLOGIA DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NO CURSO DE JORNALISMO DA PUCPR (Renan Colombo)
Alô Mulheres!: Potencializando a mudança social através de ações extensionistas multidisciplinares (Amanda Cristine Lima Crissi, KARINA JANZ WOITOWICZ e Paula Melani Rocha)
Transpondo os muros da PUCPR: o impacto das disciplinas extensionistas na formação de jornalistas. (Jeferson Thauny)
Pesquisar-participar na sala de aula: experimentações de inserção da acessibilidade comunicativa na formação de jornalistas (Samara Leticia Wobeto e Viviane Borelli)
Radiografia dos cursos de Jornalismo na região Sul: estudos preliminares (Felipe Adam, Clarissa JosgrilbergPereira e Roseméri Laurindo)
Cobertura Eleitoral 2024 do curso de Jornalismo da UEPG: informação a serviço da democracia (Manoel Moabis, Cintia Xavier e Daniel Américo Cortez Júnior)
Recursos de gênero no discurso da comunicação do mandato de vereadoras do Vale do Rio Pardo – RS (Luana Thaís Schweikart e Angela Felippi)
DISCUTINDO GÊNERO NO SEGMENTO DO ESPORTE: A ABORDAGEM DA MÍDIA NO CASO IMANE KHELIF (Maria Eduarda Melo da Silva Lopes e Marislei Ribeiro)
CLICKBAIT E WEBJORNALISMO: DISCUSSÃO SOBRE A RELAÇÃO DE CREDIBILIDADE COM O LEITOR (Lucas Trapp Serpa)
O panorama da pesquisa aplicada em jornalismo na região sul: dados do relatório OPAJor de 2024 (Emanuela Bezerra Gueiros, Alanna Della Possa Contador, Guilherme Gonçalves de Carvalho e Alexsandro Teixeira Ribeiro)
Enfrentando a desinformação em contextos eleitorais: A campanha PG Contra a Desinformação nos Campos Gerais (Marcelo Engel Bronosky e Amanda Cristine Lima Crissi)
Teorias da Comunicação e prática jornalística. Estudo das percepções dos acadêmicos quanto a importância da disciplina para a formação profissional (Leticia Arantes Jury)
Revista Sextante: laboratório de reportagem e interação com a sociedade (Gisele Dotto Reginato, Thaís Furtadoe Silvia Saraiva de Macedo Lisboa)
Produção de e-book como estratégia de ensino-aprendizagem sobre práticas da assessoria de comunicação e comunicação visual (Hendryo Anderson André e Maiara Carvalho Batista Maduro)
A Rádio Ponto UFSC e as atividades laboratoriais em radiojornalismo universitário em tempos de cobertura especial (Luis David Falcão Padilha)
Combatendo à desinformação através da extensão em Jornalismo: uso da educação midiática com estudantes da UATI/UEPG (David Candido dos Santos, Amanda Cristine Lima Crissi, KARINA JANZ WOITOWICZ e Maria Victória Klosienski)
Projeto Interdisciplinar de Práticas Publicitárias e Jornalísticas em Comunicação e Inovação (Diocsianne Correia de Moura)
As práticas extensionistas na área de assessoria de comunicação realizadas pela Agência Marte – Agência de Conteúdo do curso de Jornalismo da UFPel (Ridley Madrid, Luísa Brito da Costa e Marislei Ribeiro)
Live do Oscar: criação de experiência de aprendizagem jornalística ao vivo (CARLOS ALBERTO DEBIASI e Suyanne Tolentino de Souza)
Memórias Burocráticas no Jornalismo: Uma Análise dos Documentos Regulatórios dos Cursos de Jornalismo(João Luis de Pinho Carvalho)
Sofrimento ético durante a formação profissional: o que estagiários experimentam nas redações? (Leandra Cruber Teixeira)