por Da Redação

Do Boletim da Fenaj

Um Seminário em Santa Catarina no dia 27 de novembro e o debate durante o VII Encontro Cearense de Jornalistas em Assessoria de Imprensa foram os “pontapés iniciais” da discussão nacional sobre a atualização do Código de Ética dos Jornalistas brasileiros. A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) prossegue com um sistema de consulta pública aberto em seu site para recolher contribuições sobre o tema.

O atual Código de Ética dos Jornalistas vigora desde 1985. Em julho passado, o 32º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado em Ouro Preto, deliberou pela abertura de um amplo processo de debates com a categoria e a sociedade precedendo o congresso extraordinário da categoria a realizar-se em 2007, em Vitória (ES), que deliberará sobre a questão.

O sistema de consulta pública da FENAJ permite que qualquer cidadão envie sua sugestão de modificação no Código pela Internet. Para entrar no sistema, clique aqui. As contribuições serão recolhidas, analisadas e sistematizadas por uma comissão eleita durante o Congresso de Ouro Preto.

Código de Ética tem mais força com um Conselho ou Ordem profissional

A necessidade de uma Ordem ou Conselho profissional para os jornalistas brasileiros, o que daria mais força à aplicação das normas deontológicas da profissão, foi o tema preponderante no debate ocorrido dia 27 de novembro, no Seminário Estadual de Atualização do Código de Ética dos Jornalistas, realizado em Florianópolis.

Segundo Luiz Spada, presidente da Comissão Nacional de Ética, as penalidades aplicadas hoje pelas Comissões de Ética são relativas, e funcionam apenas para os jornalistas filiados aos Sindicatos. Para ele, a subordinação do Código de Ética à uma autarquia profissional o tornaria respeitado por todos. Por isso, “a retomada da luta pelo Conselho Federal de Jornalismo está interligada no debate para a revisão do Código de Ética”, frisou Sérgio Murillo, presidente da FENAJ.

Os dois dirigentes aprofundaram este debate durante o VII Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Comunicação do Ceará, ocorrido nos dias 1 e 2 de dezembro, em Fortaleza.

Novo Seminário está programado para o Pará

O Sindicato dos Jornalistas do Pará promoverá, no dia 9 de janeiro de 2007, o 1º Seminário Regional sobre o Código de Ética. No evento, serão reapresentadas a propostas de alteração elaboradas pela Comissão de Ética do Pará, aprovadas durante o 5º Congresso Estadual dos Jornalistas, realizado em maio deste ano, e levadas ao 32º Congresso Nacional dos Jornalistas.

Deixe um comentário