por Da Redação
Os Coordenadores dos Grupos de Trabalhos do FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO divulgaram a relação dos trabalhos selecionados. As cartas de aceite para os autores serão encaminhadas até o dia 20 de março. Segundo a coordenadora do GT Projetos Laboratoriais – Impressos e vice-presidente do FNPJ, Carmen Pereira, houve uma melhoria significativa da qualidade dos trabalhos. A preocupação com a qualificação do ensino de jornalismo esteve presente entre os inscritos. Destacou ainda Carmen Pereira que uma melhor seleção resultou na redução de textos aceitos e assim a possibilidade de ampliar os espaços de discussão entre os participantes dos Grupos, fato reivindicado pela maioria dos expositores nos encontros nacionais anteriores.
Confira a relação dos textos selecionados por GT:
Pesquisa na Graduação – Prof. Luiz Martins (UnB)
Claudia Jawsnicker – FAG / Paraná – O incentivo à pesquisa em todas as séries na graduação
Victor Gentilli – UFES – A necessidade da pesquisa em jornalismo no Brasil
Maria Luiza Nóbrega de Morais – UFPE – A Pesquisa em Jornalismo no Estado de Pernambuco
Eduardo Campos Pellanda – PUC/FAMECOS – A construção de um centro de referência em novas tecnologias de comunicação
Luiz Roberto Saviani Rey – PUCAMP – Jornalismo impresso e pós-modernidade
Wellington Pereira e equipe – UFPB – O Trabalho de Sisifo – Jornalismo e vida cotidiana
Antonio Queiroga – Universidade Veiga de Almeida – A Verdade em Estado de Sítio
Rosane Rosa e Valdir José Morigi – UFRGS/FABICO – Infância, Violência e Mídia: Representações Sociais na América Latina
Antonio Marcos Pereira Brotas e Urpi Montoya – Faculdades Jorge Amado – Cobertura do Mundo Islâmico e da Guerra Do Iraque
Beatriz Becker – UFRJ / ECO – Metamorfose: um jeito diferente de contar histórias das ciência.
Luiz Custódio da Silva – Universidade Estadual da Paraíba – O conteúdo Programático das Rádios Comunitárias do Estado da Paraíba
Fabiana Piccinin – UNISC-RS – O cinema na tela da Tv: Imaginar notícia e ficção.
Lisandro Nogueira – UFG – Cinema e jornalismo: O Melodrama em Hector Babenco
Atividades de Extensão – Profª Sandra de Deus (UFRGS)
CARLOS ALBERTO ZANOTTI (PUC/CAMPINAS) – Coletiva: projeto de extensão no Canal Universitário de Campinas
LETÍCIA AFONSO ROSA GARCIA (UNIPAR) – TV na escola: a televisão como fonte de conhecimento em sala de aula
AMARILDO CARNICEL (PUC/CAMPINAS) – Jornal comunitário e educação não formal: o Conexão Jovem e a valorização da auto estima
ROSEMÉRI LAURINDO (UNIDAVI) – Jornal laboratório-extensão da Universidade às salas de aula do ensino médio do Alto Vale
LARA PIRES (FASAM/GOIANIA) – Audio em cena
CARMEN DULCE VIEIRA, VALDIR OLIVEIRA e FABIO MARTINS (UFMG) – Universidade, informação e rádios comunitárias
VALCI ZUCULOTTO (UFSC) – A extensão integrada ao ensino diário das disciplinas técnicas- experiência do jornalismo da UFSC na área de rádio
ROSA MARIA CARDOSO DALLA COSTA (UFPR) – Atividades de extensão nos cursos de jornalismo de Curitiba. A busca do exercício profissional e de cidadania
ALESSANDRO TARSO (UFF) – Comunicação em pauta – participação dos estudantes na Faculdade Pinheiro Guimarães
MONICA CIPRIANO (UMESP) – ComunicaBem – um projeto de extensão para internos da FEBEM
MOACIR BARBOSA (UFPB) – Espaço experimental – uma atividade de ensino e extensão
REGINA LIMA (UFPA) – Banco de dados multidocumental para pesquisa em mídia e eleição
LISBETH OLIVEIRA (UFG) – Consumo de alimentos orgânicos – uma proposta de comunicação promovendo sustentabilidade
ANA EUGENIA NUNES DE ANDRADE (UNIVAS/POUSO ALEGRE) – Parceria Faculdade-empresa na área de jornalismo
NILTON ROCHA (UFG) – Para onde vai a extensão ( no jornalismo)?
Projetos Pedagógicos – Impressos – Profª Carmen Pereira
Ana Taís de Barros, Beatriz Marocco, Thaís Furtado e Victor Nechi (Unisinos / RS) Babélia, um jornal para integrar as disciplinas de redação jornalística
Glauco Cortez (PUC-Campinas) FrenteVerso A construção de um jornal a partir das condições reais
Janaina Barcelos (Unileste / MG) Jornal do Unileste
José Luiz Laranjo (UNESA / RJ) Um núcleo de produção que une a teoria à prática
Marcelo Barbalho (Unifor / CE) Olhares refletidos: a fotografia como meio de construção de identidade na favela do Dendê
Márcio Ferreira (UVA / RJ) Newsletter UVA Social: Imprimindo Responsabilidade
Orlando Berti (UESP/FACID/FSA / PI) As colossais diferenças entre o jornalismo laboratório na capital e no interior do Piauí
Rodrigo Manzano (UniFIAM/FAAM / SP) Auto, alter e a identidade fantasmática:um ensaio analítico sobre jornalismo, segmentação e públicos-alvo em projetos editoriais elaborados como exercício pedagógico
Produtos Laboratoriais – Eletrônicos – Prof. Juliano Carvalho
Denise Tavares – Fronteiras entre cinema e jornalismo: a realização de vídeo-documentário no curso de jornalismo – PUC – Campinas (SP)
Claudinei Moreira Marialice Emboava – Jornalismo cidadão: o programa Coletivo narra histórias de BH – Centro Universitário Newton Paiva (MG)
Ciça Toledo – Revista impressa e revista eletrônica: o diálogo interativo entre as mídias nos caminhos da reportagem – PUC – Campinas (SP)
Carla Schwingel – Sistemas de publicação no Jornalismo Digital: o caso do portal regional experimental “Educação em Pauta” – Faculdade Integrada da Bahia – FIB (BA)
Betania Maciel – Marcelo Sabbatini – Agência de notícias em suporte digital como espaço de práticas em Jornalismo – CESBAM / AESO (PE) – Instituto Edumed Nordeste (PE)
Erivan Morais de Oliveira – A decadência da fotografia analógica e surgimento da foto digital – Faculdade Cásper Líbero (SP)
Fábio Carvalho Messa – Jornalismo Esportivo não é só entretenimento – UNISUL/FEESC (SC)
Cláudio Mércio/Doris Fagundes Haussen/João Brito de Almeida/Luciano Klöckner/Mágda Rodrigues da Cunha/Sérgio Stosch – RADIOFAM, a rádio dos alunos da Famecos – FAMECOS/PUCRS (RS)
Angela Maria Grossi – O rádio no ensino de Jornalismo: a experiência da PUC-Campinas – PUC – Campinas (SP)
Edson Luiz Spenthof – A experiência laboratorial na Rádio Universitária da UFG e o debate sobre o aperfeiçoamento pedagógico dos cursos de jornalismo – UFG (GO)
Cláudia Durand Zwarg -TV Guaicuru e jornalismo: hipertexto e anarquia na produção televisiva acadêmica – Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande
Projetos Pedagógicos – Profª Sandra Freitas
Ma.Socorro/Rogério Bazi/Rosemary Bars Mendez – Faculdades de Limeira Jornada de Atividades: uma proposta de ação Pedagógica aos alunos de jornalismo.
Betania Maciel/Marcelo Sabbatini – CESBAM/AESO e Instituto EDUMED – Agência de Notícias em suporte digital como espaço de práticas em jornalismo.
Ana Paulo Machado Velho – Centro Univ. Maringá – Aulas de Pesquisa como instrumento didático para as disciplinas de novas mídias.
Ary José Rocco Jr./José Carlos Marques – UNISA – O Anti-espelho de McLuhan: o caso do Curso de Jornalismo da UNISA.
Eliani de Fátima Covem Queiroz – Faculdade Cambury – O futuro será do Jornalismo Empreendedor e Multimídia.
Geder Parzinello – PUCRS – Entre Quatro Paredes e a Mídia.
Adriana Cristina Omena – UFT – O Ensino de Jornalismo e as NTC nas Universidades Federais.
Andréa Cristiana Santos – Centro Univ.F.I.Bahia – “Jornalismo Cívico”.
Wagner Geribelo – PUCCAMP – Guerra, Cinema e Ensino
Magda Cunha – PUCRS – Revisão Curricular em Jornalismo: quais as escolhas adequadas?
André Azevedo da Fonseca – UNIUBE-MG – O Método Paulo Freire no Ensino de Jornalismo.
Maria Luiza Cardinale – UNISINOS- Oficinas Malucas.
Manoella Neves/Karina Galdino – Faculdade Cidade Maceió – Ensaio sobre Serenidade e Educação: uma proposta de reflexão pedagógica.
Maria Cristina Dadalto/Darcilia Moysés Borges – Centro Univ. Vila Velha – Práxis Transversal.
Maria Líbia A. Barbosa – PUCMG – Novos Desafios para o Ensino de Jornalismo.
Felipe Pena – UFF – Inclusão de Teoria de Jornalismo nos Projetos Pedagógicos.
Cecília Toledo – PUCCAMP – Revista Impressa e Revista Eletrônica.