por Erivam de Oliveira
A Associação Brasileira de Ensino em Jornalismo (Abej) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento na noite de ontem, 23/08, aos 84 anos, do professor e pesquisador Nilson Lage, que foi professor titular Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor-adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Nilson Lage, doutor em Linguística e Filosofia; mestre em Comunicação e Bacharel em Letras é uma referência no campo acadêmico do Jornalismo. Um teórico crítico que marcou gerações de estudantes e de jornalistas, tendo sido pioneiro nos estudos teóricos do jornalismo.
Autor de livros como “A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística”, “A linguagem jornalística”, “Teoria e técnica do texto jornalístico”, “A estrutura da notícia” e “Ideologia e Técnica da Notícia”, Lage, em sua longa trajetória, tem contribuído com importantes reflexões sobre a teoria jornalística, ajudando a construir bases para uma teoria da notícia. Seus livros são, portanto, bibliografia básica para o ensino de jornalismo, na graduação e na pós-graduação.
Como jornalista, trabalhou no Jornal do Brasil, na Última Hora, na TV Educativa do Rio de Janeiro, entre outros veículos de comunicação e colaborou com o blog Tijolaço e se dedicava, ultimamente, à criação do site o “Observador do Mundo”.
O professor lutava contra um câncer, que, infelizmente o levou de nós. Ficam sua obra, suas ideias e sua inestimável contribuição para o campo jornalístico, que continuam a orientar e instigar outras gerações. A Abej se solidariza com os familiares, amigos e toda a comunidade acadêmica neste momento de consternação pela perda de um de nossos maiores teóricos da área, de um colega querido e de um ser humano ímpar.
Diretoria Executiva da Abej (2020-2022).