Submissões encerradas para 21º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo

Estão abertas as inscrições para o 21º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), previsto para ocorrer entre os dias 20 a 22 de abril, em Teresina (PI). O evento, promovido pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), será realizado de forma híbrida, isto é, os autores poderão optar em participar presencialmente ou de forma remota. Organizado pelo departamento de jornalismo da Universidade Federal do Piauí, com apoio da Universidade Estadual do Piauí, Faculdade R. Sá e Centro Universitário Estácio, o encontro é voltado para professores, pesquisadores, jornalistas e estudantes de jornalismo de qualquer nacionalidade.

Antes chamado de Encontro Nacional de Professores de Jornalismo (ENPJ),  o ENEJor transmitirá todas as atividades por meio do site da Abej e parte dos convidados participará presencialmente e parte por transmissão remota. Dentre os convidados que confirmaram presença estão Jorge Predo Sousa (UFP – Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal), Alfredo Vizeu (UFPE), Samuel Pantoja Lima (UFSC e Presidente da SBPJor), Ivana Ebel, doutora pela Universidade de Leipzig, Joana Belarmino (UFPB) e Flavi Lisboa, pró-reitor de Extensão da UFSM. O tema geral do evento é “Rumos do ensino de jornalismo: modelos, práticas e compromissos”. A programação completa pode ser conferida aqui.

​Diversos eventos compõem a programação do 21º ENEJor, a saber: 17º Pré-Fórum da Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ), 12º Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo e o 17º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo. Além disso, estão previstas atividades como a entrega do Prêmio Abej, lançamentos de livros, painéis de debate e programação cultural.

O presidente da Abej, Erivam Oliveira, acredita que o encontro contará com grande participação. “Decidimos fazer um evento híbrido para garantir que todos possam participar, considerando as questões de saúde e também financeiras. A flexibilidade será importante para possibilitar que as pessoas, em diferentes realidades, participem de grandes debates que ajudarão na reflexão sobre o ensino de jornalismo”, diz.

Submissões

Interessados em apresentar trabalhos poderão optar entre submeter propostas de Comunicação científica (10 a 20 páginas) ou Relato de experiência (4 a 7 páginas). As apresentações dos trabalhos aprovados ocorrerão em 5 Grupos de Pesquisa diferentes e também no novo Grupo de Trabalho Pesquisa na Graduação, voltado exclusivamente para graduandos e recém-formados. A relação dos grupos, ementas e responsáveis podem ser conferida clicando aqui. Já as regras de submissão podem ser acessadas aqui.

Os melhores trabalhos em cada grupo também são reconhecidos por meio da entrega de menções honrosas. Os autores poderão optar em apresentar os trabalhos aprovados de forma presencial ou remotamente. Os textos serão publicados nos anais do evento, com ISSN, além do envio de certificados.

Inscrições e valores

A inscrição (obrigatória para todos os autores) deve ser feita pelo Soac. O pagamento deve ser realizado na área de pagamentos no site da Abej. O valor para professores e profissionais é de R$ 150,00 para pagamentos até 31 de março. Estudantes de pós-graduação pagam R$ 50,00 e estudantes de graduação, R$ 30,00. Associados em dia têm isenção na taxa de inscrição dos eventos promovidos pela Abej.

Prêmio Abej

​Pelo terceiro ano, será realizado também o Prêmio Abej, que confere reconhecimento a professor(a) de jornalismo. Podem ser indicados professores(as) de Jornalismo na ativa ou aposentados(as) vinculados a instituições de ensino superior no Brasil, doutores ou mestres, com ao menos 5 anos de docência até o dia 31 de março de 2022. O(A) vencedor(a) será revelado(a) durante o 21º ENEJor. Confira o regulamento.​

Em 2019, o prêmio foi concedido à professora da Eca-USP, Alice Mitika Koshiyama. Em 2021, o professor Eduardo Meditsch da UFSC foi o homenageado.

Anterior

O encontro do ano passado foi realizado de forma totalmente remota, a exemplo de 2020. Composto por 6 mesas de debate e conferências, 58 apresentações de trabalhos, reuniões, lançamentos de livros, entre outras atividades, o evento foi marcado pelas análises de conjuntura associadas ao papel do ensino em jornalismo.

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