Encontro reúne professores e pesquisadores para debates sobre ensino de jornalismo
O 20º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), finalizado na última quarta-feira (11), contou com participações nacionais e internacionais. Composto por 6 mesas de debate e conferências, 58 apresentações de trabalhos, reuniões, lançamentos de livros, entre outras atividades, o evento foi marcado pelas análises de conjuntura associadas ao papel do ensino em jornalismo.
O presidente da Abej Erivam de Oliveira celebra o resultado do evento. ”Procuramos contemplar os mais diversos assuntos que impactam o jornalismo e a educação. Tivemos quatro palestrantes do exterior: Alemanha, Reino Unido, Portugal e Estados Unidos. Pessoas que desenvolvem pesquisas maravilhosas sobre o ensino de jornalismo. Além deles, tivemos a participação de vários pesquisadores brasileiros”, diz Oliveira.
Fizeram parte da lista de nomes em destaque Liriam Sponholz, pesquisadora do German Center for Integration and Migration Research (DeZIM), na Alemanha, Leão Serva, diretor de Jornalismo TV Cultura e ESPM, Debora Cristina Lopez, da UFOP e UFPR, Allan Rodrigues, da UFAM, Marialva Barbosa, da UFRJ, Carla Baptista, da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, e Rosental Calmon Alves, do Knight Center for Journalism in the Americas School of Journalism da Universidade do Texas.
Prêmio Abej
Na noite do dia 9, após a mesa de abertura do evento, foi entregue o 2º Prêmio Abej. O vencedor foi o pesquisador Eduardo Meditsch, da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador do CNPq, com vários livros e artigos publicados, ele é um dos nomes brasileiros mais proeminentes na teoria do jornalismo. Sua trajetória também revela uma pessoa muito comprometida com o fortalecimento da ciência do jornalismo.
Grupos de pesquisa
Outro momento marcante do evento foi o 16º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo. Pesquisadores puderam apresentar resultados do trabalho científico ou relatos de experiência de atividades na graduação. As apresentações ocorreram em cinco grupos de pesquisa diferentes, nos dias 10 e 11. Foram indicados 5 trabalhos para menção honrosa e um pesquisador indicado para menção de reconhecimento. Confira a lista:
Menções honrosas
GP EXTENSÃO
Título: Sujeitos de suas histórias e a extensão na Pandemia com jovens de Paracatu de Baixo, em Mariana
Autores: Karina Barbosa, André Luis Carvalho, Lavínia Dias Torres, Victoria Silva Oliveira
GP ENSINO DE ÉTICA E TEORIA DO JORNALISMO
Título: O ensino de teorias do jornalismo a partir de contribuições brasileiras
Autor: Gean Gonçalves
GP PESQUISA NA GRADUAÇÃO
Título: Livro-reportagem ‘Dor no peito: o desastre da vale em brumadinho além do silêncio’
Autor: Louis Marie Ndomo Edoa
GP PROJETOS PEDAGÓGICOS E METODOLOGIS DE ENSINO
Título: O discurso sobre o ensino de fotografia nas primeiras propostas pedagógicas para o ensino de Jornalismo no Brasil
Autor: Agda Aquino
GP PRODUÇÃO LABORATPRIAL ELETRÔNICOS E IMPRESSOS
Título: Produção laboratorial de e-books: a experiência da série “jornalismo potiguar”
Autora: Maria do Socorro Furtado Veloso, John Willian Lopes
Menção de reconhecimento
Pedro Serico Vaz Filho
Reunião de Coordenadores
Os coordenadores de curso de jornalismo de diferentes instituições do país também realizaram uma reunião durante o encontro. Eles aprovaram a constituição de um grupo para elaborar um documento com orientações para a curricularização da extensão nos cursos de jornalismo. O grupo será composto por membros da Abej, SBPJor, Intercom e Fenaj.
21º Edição
A edição do próximo ano tem previsão para acontecer na Universidade Federal do Piauí, em Teresina, no mês de abril. A novidade será a mudança do nome do evento, que passará a se chamar Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (Enejor).
Além disso, também foi aprovada em assembleia a criação de um Grupo de Trabalho para apresentação de pesquisas de estudantes de graduação. Até então, só eram permitidos trabalhos apresentados por mestres ou doutores ou graduandos acompanhados de orientador.
Links das lives
Respostas