O evento promovido pela Abej e organizado pelas diretorias regionais busca contribuir com a qualidade da formação de profissionais do jornalismo, além de oportunizar trocas de experiências

 

Os Encontros Regionais de Ensino de Jornalismo (EREJOR), promovidos pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) e organizados por cada diretoria regional, nas cinco regiões do Brasil, vão se realizar, este ano, entre os meses de novembro e dezembro. As regionais Sul e Norte já estão com as datas marcadas, dias 24 e 25 de novembro e 14 a 15 de dezembro respectivamente. 

O Erejor reúne professores, pesquisadores, estudantes e profissionais de jornalismo com o objetivo de discutir o ensino de jornalismo e a profissão numa perspectiva das especificidades regionais. O evento é totalmente online e os sócios da ABEJ são isentos da taxa de inscrição. Segundo a presidenta da Abej, Profa. Marluce Zacariotti (UFT), esses encontros são momentos ricos de trocas de experiências e mesmo de aproximação entre instituições. “Acho fundamental que haja essa interação para pensar problemas comuns e levantar soluções, além de ser um momento profícuo para colocar em pauta metodologias, práticas pedagógicas e atividades laboratoriais, sempre pensando na melhoria do nosso ensino”, destaca. Outra questão importante apontada pela presidenta é que no fundo os encontros regionais são preparatórios para o evento nacional da Abej, o Enejor, que, este ano, acontece na Puc, em Goiás. 

Outra marca do Erejor é o tradicional encontro dos coordenadores de curso de jornalismo, atividade que faz parte tanto do encontro regional quanto do nacional. Nessa reunião, os coordenadores podem dialogar sobre suas dúvidas, trazer demandas e propor ações que a Abej pode apoiar para garantir maior qualidade do ensino de jornalismo. A Abej tem atuado em várias frentes, realizando reuniões, participando de eventos e desenvolvendo ações, junto a várias instituições, em defesa do jornalismo como conhecimento, assim como, em apoio a lutas históricas da categoria, a exemplo da exigência do diploma para o exercício da profissão.

EREJOR NORTE 

O evento se realizará  entre os dias 14 e 15 de dezembro, de forma online e será sediado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e pela Universidade da Amazônia (UNAMA). O período de submissão dos trabalhos está aberto até o dia 8 de dezembro. 

Esse ano o foco do debate tem como propósito dialogar sobre os desafios e características do ensino de jornalismo na Amazônia com profissionais dos Cursos de Jornalismo da Amazônia. A inscrições para os estudantes de graduação são gratuitas; para estudantes de pós-graduação R$ 10,00 e professores, pesquisadores e profissionais do jornalismo não associados é de R$ 15,00. Lembrando que  associados da ABEJ em dia com a anuidade são isentos de pagamento.

O evento contará com conferências regionais e nacionais, mesas-redondas e apresentações de pesquisa em grupos de trabalho, a transmissão acontecerá ao vivo pelo Canal Portal da Ciência. A mesa de abertura é com a professora dra Marluce Zacariotti presidente da ABEJ e seguirá com os dois diretores regionais da região norte da ABEJ; Prof. Dr. Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues e Prof. Dr. Rodolfo Silva Marques. As inscrições estarão abertas até às 23:59h do dia 13/12 e podem ser feitas pelo site da plataforma de eventos doity. Para mais informações sobre o evento acesse o site e acompanhe as redes sociais da ABEJ.

Deixe um comentário