por Da Redação
A diretora administrativa do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, Sandra de Deus e o presidente Gerson Luiz Martins participaram, entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, em Brasília, do Congresso Interamericano de Educação em Direitos Humanos. O Congresso foi promovido pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da presidência da República, UNESCO, Ministério da Educação e Secretária Nacional de Segurança Pública. O tema geral do evento foi Educação em Direitos Humanos nas sociedades contemporâneas, que teve simpósios e painéis sobre mídia e educação.
Segundo a diretora administrativa do FNPJ, Sandra de Deus, na sessão de lançamento do livro “Mídia e Direitos Humanos: análise da cobertura da imprensa brasileira”, produzido pela Rede ANDI Brasil em que se discutiu também a crise no ensino de jornalismo, a direção do FNPJ reclamou da ausência, na mesa de debates, de representante da entidade para contextualizar a questão. Destacou ainda a diretora administrativa que o posicionamento da mesa, coordenada pelo representante da Rede ANDI, Veet Vivarta e composta pelos jornalistas Marcelo Canella da Rede Globo e Ana Dubeux do Correio Braziliense, apresentou uma visão unilateral e distorcida do ensino de jornalismo. Os diretores do FNPJ reivindicaram representatividade nos próximos debates que tratarem do assunto.
O Congresso Interamericano de Educação em Direitos Humanos teve como objetivo debater o papel da Educação em Direitos Humanos na Contemporaneidade e promover o intercâmbio entre os comitês estaduais e nacional em Educação em Direitos Humanos.
Mais informações sobre o Congresso pode ser acessado no endereço do evento na internet: www.impulsodigital.com.br/sedh/conintdh.