CARTA DO FÓRUM DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO DO PARANÁ
por Fórum Paranaense de Programas de Pós-Graduação em Comunicação
Os representantes dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação do Paraná, reunidos no Fórum dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, realizado no dia 25 de abril de 2019 em Ponta Grossa, durante o 18º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo, tornam pública a insatisfação com as políticas promovidas pelos Governo Federal e Estadual.
Dentre os principais problemas estão o corte de recursos para ciência, que reduzem significativamente as possibilidades de financiamento de pesquisas, realização e participação em eventos científicos e a redução das bolsas de pesquisas. A situação representa uma grande ameaça para a continuidade de projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do stricto sensu, dificultando as possibilidades de formação de professores e pesquisadores. Nestas condições, os interessados em realizar mestrado e doutorado se veem obrigados a ingressar em outras carreiras.
Os programas também vivenciam a impossibilidade de contratação de novos professores, impedindo a ampliação de vagas e renovação dos quadros docentes.
Outra questão a ser destacada é a falta de clareza nos processos de avaliação dos programas. As mudanças previstas que vêm sendo anunciadas a respeito dos critérios a serem utilizados aprofundam o problema.
Deste modo, observa-se uma conjuntura de dificuldades, ameaças e incertezas para a ciência no Brasil, reforçando a dependência do país neste aspecto.
Por estes motivos, torna-se fundamental uma urgente revisão das políticas governamentais federal e estadual com relação à ciência, a partir da garantia de recursos para as atividades desenvolvidas nos programas e possibilitando maior participação na elaboração dos processos de avaliação.
Assinam:
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPR
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da UTP
Programa de Pós-Graduação em Comumnicação da UEL
Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG
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