Por Ana Paula Virgulino (Supervisão de Gabriela Marques e Guilherme Carvalho)

Realizado online no dia 16 de outubro, o 2º SEMPHJOR (Seminário Permanente na Formação Humana e Profissional em Jornalismo) abordou os impactos das mídias tradicionais e digitais no cenário atual de comunicação, com destaque para a convergência entre velhas e novas mídias e o papel da inteligência artificial. O seminário, apoiado pela ABEJ, contou com a presença de palestrantes renomados, como as professoras Elen Cristina Geraldes, Eula Dantes Cabral e o professor João Gabriel dos Santos. O evento foi conduzido pelo professor Jorge Arlan de Oliveira Pereira, da UFMT-Campus Araguaia,  coordenador do projeto de pesquisa “Jornalismo, Comunicação e Democracia”, e mediado pelos acadêmicos Fernanda Deamo e Luiguy Kennedy.

Cartaz com a divulgação do evento

O professor Jorge destacou a importância do evento tratar a transição entre as mídias tradicionais e as novas plataformas digitais: “Nosso projeto buscou cruzar grandes impactos da comunicação atual, relacionados a questões antigas com as novas que se inserem no contexto digital, abrindo novas possibilidades”.

Sobre o apoio da ABEJ, Jorge Arlan afirmou: “Essa colaboração foi muito importante, pois demonstra aos nossos estudantes que estamos integrados a uma entidade nacional que representa cursos de jornalismo e comunicação em um contexto político de disputas necessárias à profissão. Isso fortalece nossas práticas, conectando os grandes centros às regiões mais distantes e interioranas, como o campus Araguaia da UFMT”, pontuou.

A transmissão foi realizada ao vivo pelo YouTube, trazendo discussões essenciais sobre o direito à informação e o papel do jornalismo no contexto democrático.

Link para transmissão: https://www.youtube.com/live/sQOaLznJscc?si=lMLRBSPCFf2zBCS9

Deixe um comentário