Erejor-Sul: Saiba o que rolou na VI edição do encontro regional

Organizado pelo curso de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o 6º Encontro Regional Sul de Ensino de Jornalismo (Erejor Sul) contou com a participação de mais de 80 professores e estudantes dos três estados sulistas. O evento ocorreu nos dias 24 e 25 de novembro, de forma remota, e mais de 30 trabalhos foram apresentados nos grupos de pesquisa e de trabalho da ABEJ.

A mesa de abertura, realizada na sexta (24), ficou por conta da professor Aline Strelow, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ela abordou os “Desafios e tendências do ensino de história em Jornalismo”. A atividade foi transmitida via Youtube, pelo canal da ABEJ e pode ser conferida aqui.

O professor Felipe Adam, diretor regional sul da ABEJ, destacou o papel desempenhado pelos professores no encontro. “O evento, como um todo, é muito interessante, porque, claro, além da palestra de abertura e, ainda, das apresentações de trabalhos, nós também tivemos a reunião dos coordenadores. E a reunião eu sempre digo que é uma oportunidade interessante de saber quais são os desafios que cada coordenador, que cada curso está tendo, uma forma também da ABEJ  se aproximar não somente dos cursos localizados em capitais e regiões metropolitanas, mas também no interior de cada estado”, disse.

Durante o evento também foi realizado o Encontro de Coordenadores de Cursos de Jornalismo da Região Sul. A atividade ocorreu no sábado à tarde  e contou com debates relacionados às principais preocupações dos professores. Como resultado, os participantes aprovaram um plano de ações para ser encaminhado ao encontro nacional, que corre entre 23 e 26 de abril de 2024, em Goiânia. Confira a seguir os itens aprovados pelos professores:

  • Reforço à campanha pela PEC que restabelece a obrigatoriedade do Diploma de Jornalismo para o exercício profissional
  • Mobilização dos cursos para participar do Enejor 2024
  • Divulgação da Rebej entre os professores
  •  Incentivo aos professores para se associarem à Abej
  • Aprofundar debate sobre separação dos cursos de PP e Jor
  • Aprofundar debate sobre resultados do Enade
  • Realizar reuniões de coordenadores e professores com mais frequência 
  • Rever estratégias de posicionamento da ABEJ para reforçar relevância da entidade
  • Fomento à criação de redes de extensão em jornalismo

Erejor Norte

Lembrando que o Erejor Norte acontece nos dias 14 e 15 de dezembro e abordará os desafios do ensino do jornalismo na Região Norte com a presença de professores, pesquisadores e estudantes dos cursos de jornalismo da amazônia. 

Revisado por Guilherme Carvalho

Artigos relacionados

Respostas