Valci Zuculoto recebe o Prêmio ABEJ 2025

A professora Valci Regina Mousquer Zuculoto recebeu no dia 29 de abril o Prêmio ABEJ – personalidade do ensino de Jornalismo. O troféu foi entregue pelo premiado em 2024 Dennis de Oliveira, na Arena Digital da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), durante o 24º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo, em Curitiba. Valci foi vencedora após votação por maioria dos associados. Ela concorreu com Gerson Martins, Edson Spenthoff, Carmen Pereira, Eugênio Bucci e Alexandre Barbosa.

Em sua fala de agradecimento, Valci enalteceu os demais indicados e se disse muito feliz pela homenagem. “Este é um reconhecimento não pelo meu trabalho, mas pela construção coletiva que a gente tem feito em prol do ensino de jornalismo, da profissão de jornalismo e da pesquisa. Não sou só eu que estou sendo reconhecida aqui, somos todos nós”, disse emocionada. A entrega foi transmitida ao vivo pelo Instagram da ABEJ.

Sobre a premiada

Docente do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é atual presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores em História da Mídia (ALCAR), também secretária de Educação da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), diretora do Sindicato dos Jornalistas de SC e conselheira fiscal da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ). No último ano, atuando na Universidade e em todas estas entidades (além da SBPJor e da Intercom), a professora Valci tem se destacado ainda mais no estudo, no ensino, na defesa e na dignificação da profissão de jornalista, assim como no estreitamento dos laços entre as entidades representativas dos profissionais, da pesquisa e do ensino de jornalismo, tarefas as quais tem se dedicado incansavelmente ao longo de toda a sua carreira.

No ano de 2024 foi reconhecida pelo Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação na categoria Maturidade Acadêmica, por parte da Intercom. Ela integrou a coordenação, de 2019 a 2024, da Rede de Pesquisa em Radiojornalismo (RADIOJOR) da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Coordena também a webemissora Rádio Ponto UFSC. De 2022 a 2024, foi vice-presidente da Rede de Rádios Universitárias do Brasil (RUBRA). É líder do Grupo de Investigação em Rádio, Fonografia e Áudio – Girafa, certificado no CNPq e Diretora Editorial da Série Mídia Sonora da Editora Insular. Foi Diretora Científica da Alcar (2019-2023) e coordenadora do GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom (2015-2019).

A professora Valci é uma das fundadoras da ABEJ, ainda FNPJ, tendo participado das reuniões iniciais e de várias gestões da entidade. Uma das participações decisivas dela foi no apoio à elaboração da primeira versão do Programa Nacional de Estímulo à Qualidade do Ensino de Jornalismo em 1997, que viria a ser base para a construção das Diretrizes Curriculares Nacionais de de Jornalismo, aprovadas em 2013.

Já trabalhou em O Globo, Zero Hora, Isto É e Rádio Gaúcha. Foi diretora da rádio FM Cultura de Porto Alegre (1999-2003). Autora dos livros “No Ar – A história da notícia de rádio no Brasil” e “A programação de rádios públicas brasileiras”. Uma das organizadoras de “História e memória da mídia em tempos de violências, lutas e resistências”, “Comunicação e a Historicidade das crises na História da Mídia no Sul do Brasil”, “Rádio no Brasil: 100 anos de história em (re) construção”, “Estudos Radiofônicos no Brasil 25 anos do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom”; “Teorias do Rádio – Textos e Contextos V. 2” e “Formação Superior em Jornalismo – Uma exigência que interessa à sociedade V. 2”, entre outras obras sobre rádio e jornalismo. Também é autora/coautora de dezenas de capítulos de livros e artigos publicados em periódicos qualificados.

Outros premiados

O prêmio visa reconhecer professores da área com capacidade de liderança e organização de atividades e projetos que contribuam para o ensino de Jornalismo, notoriedade perante a comunidade acadêmica, desenvolvimento de práticas inovadoras, dentre outros aspectos. Além de Valci e Dennis (2024), o Prêmio ABEJ também já foi concedido para Alice Mitika (2019), Eduardo Meditsch (2021), Alfredo Vizeu (2022), Sandra de Deus (2023). Confira a galeria dos vencedores.

Artigos relacionados

Respostas