Publicadas as regras de submissão do ENEJor 2025
A Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) divulga as regras de submissão para o 24º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo. O evento ocorrerá entre os dias 28 e 30 de abril de 2025, em Curitiba, sediado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O envio dos trabalhos será aberto em breve no site do evento e segue até 10 de março.
As apresentações dos trabalhos ocorrerão de forma presencial ou remota e os melhores artigos receberão menção honrosa, além da indicação para publicação na Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (REBEJ).
Os trabalhos podem ser submetidos em grupos temáticos, seguindo as ementas e regras de submissão. É possível apresentar até um trabalho por grupo como autor ou coautor. Todos/as os/as pesquisadores/as que assinam o artigo devem estar devidamente inscritos/as no evento. Associados/as em dia têm direito à inscrição gratuita.
Confira a relação dos grupos:
- Grupo de Pesquisa Atividades de Extensão;
- Grupo de Pesquisa Ensino de Ética e de Teorias do Jornalismo;
- Grupo de Pesquisa Produção Científica;
- Grupo de Pesquisa Produção Laboratorial – Eletrônicos e impressos;
- Grupo de Pesquisa Projetos Pedagógicos e Metodologias de Ensino
- Grupo de Trabalho Graduação em Jornalismo (exclusivo para estudantes, com orientadores na coautoria)
É possível fazer submissões em duas modalidades diferentes: Comunicação científica e Relato de Experiência. Confira a seguir as diferenças entre ambas.
- Comunicação científica: Entre 10 e 20 laudas. Textos que apresentam resultados de pesquisa, apresentando textos que indicam relação entre teoria e prática ou exclusivamente teóricos.
- Relato de experiência: Entre 6 e 12 laudas. Textos que apresentam resultados de atividades práticas em projetos laboratoriais, atividades de extensão, atividades pedagógicas, metodologias de pesquisa, trazendo experiências desenvolvidas com estudantes, professores ou comunidade.
Sobre a sede
Curitiba conta com aeroporto com conexões para diferentes cidades do país, uma forte rede hoteleira e uma praça significativa em termos de cursos de jornalismo. São 5 instituições de ensino presencial com tradição no mercado da educação superior e mais os cursos a distância, além de programas de pós-graduação.
Atividades previstas
O Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo chegará a sua 24ª edição, sendo o evento acadêmico específico de jornalismo mais antigo do país. O tema será “Ensino de jornalismo nas reconfigurações do ecossistema midiático: desafios e possibilidades”. Estão previstas atividades como palestras, mesas de debate, oficinas, premiações, lançamento de livros, Encontro Nacional de Coordenadores de Curso e o Ciclo de Pesquisa em Ensino e Extensão, no qual serão aceitos trabalhos para apresentação nos grupos de pesquisa. O evento será híbrido e podem participar professores e estudantes de pós-graduação e de graduação e também graduados.
Respostas