por Da Redação
O mestre em comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Conce, abriu na manhã de hoje, no Hotel Meliá, em Maceió, os trabalhos do 8º Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), com uma oficina de descontração, tendo como enfoque a comunicação na sala de aula. Em sua explanação, Carlos Conce destacou a importância da comunicação para o sucesso profissional e apontou dicas de comportamento que facilitam o feedback, especialmente, entre professor e aluno.
Ainda pela manhã, a programação contou com uma palestra sobre telejornalismo, telenovelas e culturas populares, ministrada pelo professor doutor Dalmer Pacheco, da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). No período da tarde, a partir das 14h, o evento prossegue com a realização do Pré-Fórum, com debate sobre o Conselho Federal de Jornalismo e a qualidade da formação jornalística.
O ensino de jornalismo e a agenda social brasileira serão debatidos na mesa redonda organizada pela ANDI e o FNPJ. Às 19hs, acontece a solenidade de abertura do fórum, tendo como conferencista o jornalista e escritor Zuenir Ventura, enfocando o tema “Formação e Responsabilidade”. A noite terá ainda momentos de humor com um especial do Plantão de Notícias, onde o jornalista e radialista Maurício Menezes aponta as mancadas da imprensa.