por Da Redação
O Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e a Fenaj vão lançar o Prêmio Daniel Herz de Jornalismo. Os vencedores da primeira edição serão premiados no 10º Encontro do FNPJ, em Goiânia, de 27 a 30 de abril de 2007. Em novembro serão apresentadas as regras e prazos de inscrição. O prêmio é uma homenagem ao jornalista Daniel Herz, um dos pioneiros da luta pela democratização da comunicação no Brasil e fundador do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), falecido em maio deste ano. Daniel foi diretor da FENAJ por diversas gestões e, em seu trabalho acadêmico, também deu diversas contribuições ao FNPJ.
Serão premiados os melhores trabalhos na categoria Projetos Pedagógicos de Cursos/Habilitações de Jornalismo, como também Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e reportagens sobre a democratização da comunicação. A Comissão Organizadora, formada por Juliano Carvalho, Vice-presidente do FNPJ, Valci Zuculoto, diretora de comunicação do FNPJ e de relações institucionais da Fenaj, Maria José Braga, tesoureira da Fenaj e Suzana Tatagiba, diretora de educação da Fenaj, está elaborando as regras e calendário, como também selecionando a comissão julgadora do prêmio.
O presidente do FNPJ, Gerson Luiz Martins, valoriza esta nova parceria entre o Fórum e a Federação. Segundo Martins “este prêmio é um justo reconhecimento a uma pessoa importante para o ensino e exercício do jornalismo. É importante para a formação universitária e vai contribuir para aprimorar o ensino de jornalismo, estimulando a produção e projetos inovadores na área”.
Sérgio Murillo de Andrade, presidente da FENAJ, justifica a homenagem: “Daniel soube combinar a produção teórica com a militância política como poucos conseguiram ou conseguem. Além de estimular o estudo, a pesquisa e a investigação jornalística, este prêmio aborda um tema que muitos não dão a devida importância, que é a democratização da comunicação”.
Fonte: Boletim da Fenaj