por Da Redação

A Agência de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) promove uma mesa de debates durante o 8º Encontro Nacional do Fórum de Professores de Jornalismo. O tema do evento será ENSINO DE JORNALISMO E AGENDA SOCIAL BRASILEIRA e acontece no dia 21 de abril, às 17 horas, no Hotel Meliá em Maceió (AL). A mesa foi organizada pelo Coordenador de Relações Acadêmicas da ANDI, Guilherme Canela em parceria com o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo. Será a primeira vez que o FNPJ realiza um evento conjunto com a ANDI. O objetivo do evento é fazer reflexões sobre as questões que tratam das políticas sociais na formação dos futuros profissionais de jornalismo.

Segundo relatou Guilherme Canela, há alguns anos diferentes personagens conectados ao mundo da comunicação vêm constatando uma deficiência na formação dos futuros jornalistas no que se refere à aquisição de habilidades específicas para a cobertura das chamadas Políticas Públicas Sociais.

Assim como a Política, a Economia, os Esportes e a Moda – áreas em geral privilegiadas por serem cobertas por profissionais especializados –, Educação, Saúde, Trabalho Infantil, Exploração e Abuso Sexual também possuem suas especificidades. O aprimoramento desta cobertura passa, indubitavelmente, por entender estas especificidades e por, do ponto de vista do profissional, adquirir as capacidades próprias para trabalhar de maneira mais qualificada, plural e contextualizada estes temas de central relevância para uma nação como o Brasil.

Neste sentido, a Agência de Notícias dos Direitos da Infância em parceria com o Fórum de Professores de Jornalismo apóia e incentiva discussões que procurem vislumbrar melhorias nos cursos de jornalismo no que diz respeito à formação de profissionais mais sintonizados com questões fundamentais para realidade brasileira.

A vice-presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, Carmen Pereira que será uma das participantes da mesa distribuiu esta semana na lista de discussão dos Professores de Jornalismo uma consulta sobre a agenda social pautada nos cursos de jornalismo. O resultado dessa sondagem será apresentada no evento.

Participam da mesa FNPJ/ANDI os seguintes profissionais:

Elenilda Oliveira, formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), ingressou no Jornalismo como assessora de imprensa na Assembléia Legislativa Estadual em 1995. Trabalha em OJORNAL desde 1996, onde atuou inicialmente como Repórter da editoria de Cidades. Em 1997 e 1998, foi editora de Nacional/Internacional e de 1999 a 2002, chefe de Reportagem. Em 2004, editou o suplemento Mercado de Trabalho, função que acumulou com a exercida atualmente, de Editora Executiva.

Guilherme Canela, mestrando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, Coordenador de Relações Acadêmicas da Agência de Notícias dos Direitos da Infância, pesquisador associado do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da Universidade de Brasília.

Rossana Viana Gaia, Jornalista, Professora do CEFET-AL, Mestre em Educação (UFPB), doutoranda em Linguística (UFAL), autora do livro Educomunicação & Mídias (Edufal, 2001), pesquisadora da Rede Alfredo de Carvalho.

Valci Zuculoto, professora do Curso de Jornalismo da UFSC, diretora de Relações Institucionais da FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas), do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e diretora regional sul do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo. Na UFSC, coordena o site de notícias “Universidade Aberta”, a Rádio Ponto UFSC e o projeto de extensão “Fazendo Rádio na Escola”, que trabalha com escolas do ensino fundamental.

Carmen Pereira, vice-presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo e professora da Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário