3º EREJOR Nordeste reúne profissionais e estudantes em debate sobre educação midiática

     3º Encontro Regional de Ensino de Jornalismo do Nordeste (EREJOR Nordeste), realizado nos dias 18 e 19 de setembro, aconteceu de forma totalmente online. O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) em parceria com o curso de Jornalismo e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus Imperatriz.

     Com o tema “Educação midiática no contexto do nordeste brasileiro”, o encontro buscou integrar e destacar as diferentes vivências da prática de educação midiática na região, abordando suas potencialidades, inventividade e desafios. O EREJOR Nordeste se consolidou como um espaço essencial para a troca de experiências e a visibilidade das atividades, demandas e particularidades locais.

 

O evento contou com a participação das convidadas Dra. Elaine Javorski (UFMA/Imperatriz), Msc Marta Alencar (Coar Notícias) e Msc Maristela Crispim (Eco Nordeste), com mediação da Dra. Luciana Souza (UFMA/Imperatriz). A mesa de abertura, com o tema “Educação midiática em experiências concretas no nordeste brasileiro”, gerou discussões e grande envolvimento do público. O encontro teve 66 participantes e 36 submissões de resumos expandidos, resultando na apresentação de 33 trabalhos.

     Apesar dos desafios do formato online, o evento foi considerado um sucesso. Leila Souza, que integra a diretoria da região nordeste da ABEJ, destacou que “A quantidade dos inscritos, de submissões de trabalhos dos vários estados nordestinos, só mostram que há um interesse genuíno pelo debate e a troca de experiências entre os pesquisadores, professores e estudantes da região.” 

     De acordo com Leila, o evento transcorreu de forma fluida, deixando uma grande expectativa para as próximas edições, com o objetivo de fortalecer a rede regional e, futuramente, envolver a rede nacional.

* Estagiária supervisionada por Gabriela Marques Golçalves

Artigos relacionados

Respostas