2º Encontro Regional Centro-Oeste de Ensino de Jornalismo será sediado pela Unemat com foco na crise climática

Por Ana Paula Virgulino (Supervisão de Gabriela Marques)
Nos dias 6 e 7 de dezembro, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus Tangará da Serra, será a anfitriã do 2º Encontro Regional Centro-Oeste de Ensino de Jornalismo (EREJOR), evento que acontecerá de maneira remota. As inscrições para participação e submissão de trabalhos já estão abertas, convidando estudantes, pesquisadores e docentes da região Centro-Oeste a contribuírem com suas pesquisas e reflexões. O evento promete uma programação rica em discussões sobre os desafios da profissão e do ensino de jornalismo.

Cartaz com a divulgação do evento

O tema é “Notícia Quente: Dilemas da cobertura jornalística em tempos de crise climática”. Com foco na relação da imprensa com a crise climática nos três principais biomas do interior brasileiro — Cerrado, Pantanal e Amazônia —, o evento busca ir além da tradicional abordagem do jornalismo ambiental. “Mais do que repensar a cobertura em jornalismo ambiental, buscamos tratar pautas como meio ambiente ou desenvolvimento sustentável como questões transversais ao campo de atuação profissional. É um tensionamento necessário para melhor alinhar nossos projetos pedagógicos aos desafios que nortearão a vida social nas próximas décadas”, destaca Lawrenberg Silva, professor de Jornalismo na Unemat e organizador do evento.

O curso de Jornalismo da Unemat tem uma longa história de alinhamento com os debates do Fórum Nacional dos Professores de Jornalismo e da ABEJ. Ao sediar o 2º EREJOR, a Unemat reconhece tanto a importância do evento quanto a responsabilidade de levantar questões relevantes para a região e para o ensino de jornalismo. Além disso, o formato remoto possibilita maior alcance, superando desafios tecnológicos enfrentados por muitos cursos.

“A nossa maior expectativa é que os debates e os trabalhos apresentados no encontro constituam novas diretrizes para o ensino e a atuação em jornalismo, com impactos a médio e longo prazo. Esses eventos criam redes de sociabilidade e esboçam geografias de formação mais amplas, fundamentais para o fortalecimento das práticas de ensino,” afirma o professor Lawrenberg.

A segunda edição do EREJOR tem como comissão organizadora os professores Iuri Gomes, Antônia Alves e Lawrenberg Silva. A programação conta com mesa, fórum de coordenadores de curso e grupos de pesquisa e trabalho. As inscrições para o encontro e o envio de trabalhos podem ser feitos no site até o dia 02 de dezembro: https://www.even3.com.br/2-encontro-regional-centro-oeste-de-ensino-de-jornalismo-501849/

Artigos relacionados

Respostas