Campanha em defesa do diploma chama professores e estudantes para mobilização
por Da Redação
A Coordenação Nacional da Campanha em Defesa do Diploma de Jornalismo está fazendo uma chamada a todos os professores e estudantes de Jornalismo para que se mobilizem em decorrência do julgamento da obrigatoriedade do diploma que está na pauta do dia 17 de junho, quarta-feira, no Supremo Tribunal Federal (STF). Junto à carta de convocação, a Coordenação disponibiliza o texto do folder para que possa ser utilizado em panfletos e demais manifestações.
Carta aos professores e estudantes de Jornalismo
Em defesa da profissão e do Jornalismo, vamos garantir nosso Diploma e a regulamentação. Todos na luta e na mobilização!
Precisamos organizar, mais uma vez, uma grande, firme e ruidosa mobilização em todo o país para atos no próximo dia 17, quarta-feira, nova data do julgamento, pelo STF, do recurso contra a obrigatoriedade do diploma.
Solicitamos que realizem manifestações locais e também enviem caravanas a Brasília, para participação no ato em frente ao STF. A seguir, uma sugestão de cronograma para mobilização:
terça-feira, dia 16 – panfletagens, convocando para mobilização, em locais públicos, locais de trabalho, universidades e faculdades ( em anexo, encaminhamos o texto do folder eletrônico, em word, se quiserem usar como base para um panfleto/manifesto/nota).
quarta-feira, dia 17 – atos e vigílias nas ruas, para dar maior visibilidade a nossa movimentação, preferencialmente em frente aos Tribunais de Justiça ( convidar profissionais, professores, estudantes para que simulem, nas ruas, aulas e o trabalho no Jornalismo. Para chamar a atenção, usem faixas, banners, apitos, tambores, megafones…..).
Além disso,
– buscar apoio de parlamentares, autoridades, personalidades, entidades do seu estado/região (solicitar que todos se pronunciem publicamente e participem dos nossos atos);
– enviar a seus mailings o novo folder eletrônico que foi distribuído pela FENAJ na última sexta-feira. Também colocá-lo em seus sites, portais, blogs como “pop up” ou “banner”.
– continuar estimulando o envio de mensagens aos ministros STF ( os endereços estão na página da Federação Nacional dos Jornalistas www.fenaj.org.br, clicando no banner da Campanha e também no Boletim da FENAJ);
Por favor, não esqueçam que matérias e fotos (no máximo três, em baixa resolução e com legenda indicando local e crédito do repórter-fotográfico) sobre as atividades devem ser encaminhadas para fenaj@fenaj.org.br; boletim@fenaj.org.br; campanhadiploma@fenaj.org.br; luizspada@uol.com.br
Por favor, na linha de assunto da mensagem coloquem a identificação do estado/cidade de onde é o material.
Folder
Jornalista, só com diploma!
A sociedade exige; o Jornalismo precisa
A exigência do diploma em Curso Superior de Jornalismo para o exercício da profissão de jornalista, em vigor há 40 anos (1969/2009), encontra-se ameaçada. O Supremo Tribunal Federal (STF) julga no dia 17 de junho o recurso que questiona esta exigência, um dos pilares da regulamentação profissional do jornalista.
A formação superior específica para o exercício do Jornalismo há muito é uma necessidade defendida não só pela categoria. A própria sociedade já deixou bem claro o que quer: jornalista com diploma. Pesquisa do Instituto Sensus, de setembro de 2008, mostrou que 74,3 % dos brasileiros são a favor da obrigatoriedade do diploma em Jornalismo.
Somos mais de 80 mil jornalistas em todo o país.
Milhares de profissionais que somente através da formação, da regulamentação, da valorização do seu trabalho, conseguirão garantir dignidade para sua profissão, e qualidade, interesse público, responsabilidade e ética para o Jornalismo brasileiro.
STF não vire as costas aos anseios da população: vote pela manutenção da exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista no Brasil.
Para o bem do Jornalismo e da democracia!
Esta luta também é sua!
Participe das manifestações na sua região e do ato em frente ao Supremo Tribunal Federal, dia 17, em Brasília.
Envie mensagens ao STF.
Mais informações em www.fenaj.org.br
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