Atividades promoveram debates fundamentais para avançar na qualidade do ensino de jornalismo

Mais de 160 participantes de diferentes regiões do Brasil foram inscritos no 21º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor), realizado entre os dias 20 e 22 de abril. Professores, estudantes e profissionais puderam acompanhar debates voltados ao papel da formação superior em jornalismo nas mais diferentes realidades do país e também do exterior. Mais de 1,5 mil visualizações foram registradas nas atividades transmitidas publicamente durante o evento. Realizado na Universidade Federal do Piauí (UFPI), o encontro contou com participações presenciais e remotas, sob organização do professor Silvio Henrique Barbosa.

Na assembleia realizada ontem à noite foi eleita a nova diretoria da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej) para o biênio. A professora Marluce Zacariotti, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi eleita presidenta da associação, substituindo o professor Erivam Oliveira (ESPM-SP).

“Nosso trabalho terá como foco a consolidação da Abej como a instituição dedicada ‘as discussões sobre o ensino de jornalismo, ou seja o lugar de pensarmos as metodologias, as práticas, as demandas que estão presentes nos cursos de jornalismo do país. Queremos que os professores, estudantes  e profissionais se aproximem da associação e nos ajudem na defesa do ensino de qualidade”, diz ela.

Carta de Teresina

Também foi aprovada a “Carta de Teresina“, que aponta alguns compromissos pactuados para o próximo ano. Um dos trechos do documento traz o seguinte: “é fundamental que as instituições de ensino de jornalismo apostem em atividades que permitam aos estudantes a construção das relações entre teoria e prática por meio do ensino, da pesquisa e da extensão que permitam a oferta de produtos jornalísticos universitários de caráter inovador e com inserção social, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Jornalismo e com a legislação que estabelece a curricularização da extensão universitária e que passará a ser obrigatória a todos os cursos”.

Grupos de pesquisa e de trabalho

Durante o encontro foi realizado também o 17º Ciclo Nacional de Pesquisas em Ensino e Extensão em Jornalismo, que registrou a apresentação de 62 trabalhos em 6 grupos diferentes. Confira os vencedores de menções honrosas em cada grupo.

GP Atividades de Extensão: Intervenções transformadoras: experiências de um projeto de extensão na formação de estudantes voluntários. Autores: Cecília Helena Toledo Vieira e Junior Gomes de Queiroz
GP Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo: Deontologia jornalística: uma análise das diretrizes internacionais do webjornalismo. Autores: Mayara Cristina Korte e Clarissa Josgrilberg Pereira (UFSC)
GP Produção científica: Análise da materialidade audiovisual (ama): relato sobre as experiências de um método em fluxo para compreender o jornalismo em telas. Autores: Iluska Maria da Silva Coutinho e Ana Paula Goulart de Andrade (UFJF e UFRJ, Facha e FPG)
GP Produção laboratorial eletrônicos e impressos: A experiência da produção remota do Uninter Informa. Autores: Mauricio Neves Geronasso e Guilherme Gonçalves de Carvalho (Uninter e UEPG)
GP Projetos pedagógicos e metodologias de ensino: Jornalismo transmídia em sala de aula: roteirização de reportagens utilizando o mapa midiático-temático. Autores: Marcos Carvalho Macedo e Yvana Fechine (UFPE)
GT Pesquisa na graduação: A vacina chegou pelo sertão? : análise de como os portais RiachaoNet e Boletim do Sertão atuaram na construção de memórias sobre as primeiras doses de vacinas contra a Covid- 19. Autores: Iaquelly de Sousa e Thamyres Sousa De Oliveira (UESPI)

Encontro de coordenadores

Outra atividade paralela foi o 12º Encontro Nacional de Coordenadores de Curso de Jornalismo, realizado no dia 22, que contou com a participação de representantes de 33 cursos diferentes do país. Dentre os temas centrais debatido na reunião estava a curricularização da extensão, que será obrigatória aos cursos a partir de 2023. O grupo aprovou a constituição de um grupo de estudos para elaboração de um documento de orientação sobre atividades de extensão qualificada, que poderá contribuir para a revisão das matrizes dos cursos.  Também foi aprovada a constituição de uma comissão para elaborar um texto sobre metodologias de ensino para a acessibilidade e a inclusão nos cursos de jornalismo.

Prêmio Abej

Na noite de abertura, após a palestra do professor Jorge Pedro Sousa (Universidade Fernando Pessoa, Portugal), foi entregue o Prêmio Abej ao professor Alfredo Vizeu, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele foi um dos participantes da comissão que elaborou a proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de jornalismo e foi reconhecido pelas suas contribuições relevantes ao ensino na área.

Próximo encontro

Ao final foi anunciada a sede do próximo Enejor, a ser realizado em 2023. O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em Manaus, será o anfitrião do evento, cujo organizador local é o professor Allan Rodrigues.

A nova diretoria é composta pelos seguintes nomes:

Diretoria executiva
Presidente: Marluce Evangelista Carvalho Zacariotti (UFT)
Vice-Presidente: Guilherme Gonçalves de Carvalho (Uninter/UEPG)
Primeiro Secretário: Valquíria Guimarães da Silva (UFT)
Segundo Secretário: Paulo Cajazeira (UFPEL)
Tesouraria: Silvio Henrique Vieira Barbosa (UFPI)
Segunda-Tesouraria: Marcel José Cheida (PUCCAM)
Diretoria Científica: Maria Elisabete Antonioli (ESPM)
Vice-Diretoria Científica: Tatiana de Carvalho Duarte (IFSMG-Muzambinho)
Diretor Editorial e de Comunicação: Ana Paula Goulart De Andrade (UFRJ – FACHA- FPG)
Vice-Diretor Editorial e de Comunicação: Rose Mara Vidal de Souza (UEMG)
Diretor de Relações Internacionais: Rodrigo Ratier (Cásper Líbero)
Vice-Diretor de Relações Institucionais: Marcelo Engel Bronosky (UEPG)

Suplentes da diretoria
Sandra de Fátima Batista de Deus (UFRGS)
Soraya Venegas Ferreira (ESTÁCIO DE SÁ)
Gerson Luiz Martins (UFMS)

Diretores regionais
Norte I: Allan Rodrigues (UFAM)
Norte II: Ingrid Assis (UFT)
Nordeste I: Agda Patrícia Pontes de Aquino (UFPB/UEPB)
Nordeste II: Edwin dos Santos Carvalho (UFC)
Sudeste I: Iluska Coutinho (UFJF)
Sudeste II: Boanerges Balbino Lopes Filho (UFJF)
Sul I: Rafael Kondlatsch (UEPG/UNISECAL)
Sul II: Felipe Adam (PUC/RS)
Centro-Oeste I: Jorge Arlan de Oliveira Pereira (UFMT)
Centro-Oeste II: Dione Oliveira Moura (UnB)

Conselho consultivo
Juliano Maurício de Carvalho (UNESP-Bauru)
Juliano Mendonça Domingues da Silva (UNICAP)
Edson Luiz Spenthof (UFMT)

Conselho Consultivo
Rosemeri Laurindo (FURB)
Gabriela Pereira Melo ()Unirg
Simone Pallone de Figueiredo (Unicamp)
Mirna Tonus (UFU)
Erivam Morais de Oliveira (ESPM)

Conselho fiscal
Manoel Moabis Pereira dos Anjos (UTFPR)
Alexsandro Teixeira Ribeiro (Uninter)
Valci Regina Mousquer Zuculoto (UFSC)















Deixe um comentário