por Da Redação

O primeiro trabalho apresentado no GT sobre Ensino de Ética e Teorias do Jornalismo, no segundo dia do XI Encontro Nacional dos Professores de Jornalismo, tratou o tema Mídia e Tecnologias da Comunicação: a Situação do Ciberjornalismo. Segundo o professor Gerson Luiz Martins, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, autor do trabalho, o jornalismo digital é uma realidade tecnológica ao alcance do público.

Embora a televisão ainda seja a principal fonte de informação da população brasileira, a Internet, como mídia, vem crescendo bastante. “Apesar da linguagem do webjornalismo ser estigmatizada como sintética, enxuta, em que o texto tem que ser escrito em poucas linhas, ela não tem limitações como a televisão, que possui tempo pré-estabelecido para as reportagens, nem como os jornais impressos, que precisam respeitar o espaço da diagramação”, afirmou o professor Gerson.

No entanto, além da vantagem já apresentada, o jornalismo online possui uma inconveniência: o monitor cansa a vista do leitor, e este é justamente o motivo dos textos serem curtos. O ciberjornalismo criou uma nova cultura, principalmente pelo fato de trabalhar não somente com textos, mas também com áudio e vídeo, complementando as informações e personalizando-as.

Por: Renato Santana e Vanessa Marinelli

Deixe um comentário