Enejor reforça importância do diploma no combate à desinformação
Encontro realizado em Goiânia registrou recorde de participantes e contou com representantes de diferentes instituições acadêmicas e profissionais
O 23º Encontro Nacional de Ensino de Jornalismo (ENEJor) encerrou no último dia 26, com a aprovação da Carta de Goiânia, que indica as diretrizes de ações para os professores e professoras no próximo período. O documento foi aprovado em assembleia e traz como questão principal a campanha pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que torna obrigatório o diploma de Jornalismo para o exercício da profissão. A medida vai ao encontro da valorização da formação e da qualificação na área para a oferta de informação à sociedade.
Segundo a presidenta Marluce Zacariotti (UFT), reeleita durante o evento, “o retorno da obrigatoriedade do diploma de jornalismo é urgente e necessário. Precisamos desta reparação histórica, fruto de um equívoco do STF (Supremo Tribunal Federal), em 2009. O ensino de jornalismo tem um papel central na qualificação dos profissionais que atuam no Jornalismo. E o Jornalismo precisa, mais do que nunca, de pessoas capacitadas, éticas e responsáveis para exercer a profissão em tempos de tanta circulação de informações falsas, desinformação e realidades paralelas”.
Durante a realização do 23º Enejor, a Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ), também participou do “3º Ocupa Brasília”. A atividade organizada em conjunto com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) promoveu visitas aos gabinetes dos deputados federais solicitando a aprovação da PEC do Diploma.
A professora Dione Moura (UnB), diretora da regional Centro-Oeste da Abej, representou a diretoria da ABEJ na visita à Câmara dos Deputados. “Foi uma atividade muito importante na qual obtivemos a adesão de mais alguns deputados. Creio que estamos avançando, mas precisamos do apoio de mais professores, alunos e da sociedade”, avaliou ela.
O 23º Enejor ocorreu entre os dias 23 e 26 de abril, na Escola de Formação de Professores da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), em Goiânia. Participaram mais de 130 pessoas presencial e remotamente. Registrou-se um recorde de trabalhos inscritos no evento. Foram 81 submissões nos Grupos de Pesquisa (GPs) e de Trabalho (GT) do 19º Ciclo de Pesquisa em Ensino e Extensão, realizado durante o Encontro, com a participação de professores(as) e estudantes de diferentes regiões e instituições do país.
Premiações
Dentre os trabalhos apresentados, 6 foram indicados para receber menção honrosa pela qualidade da produção. Os artigos ou relatos de experiência selecionados pelos GPs e GT foram:
- Projetos pedagógicos e metodologias de ensino: PROJETOS PEDAGÓGICOS DE JORNALISMO À LUZ DOS SABERES FREIRIANOS, de Antonia Alves Pereira (Unemat)
- Produção laboratorial: REVISTA BABEL: INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA E DECOLONIALISMO POR MEIO DE REVISTA-LABORATÓRIO, de Alexandre Barbosa (USP)
- Atividade de extensão: FOTOJORNALISMO PARA DEFICIENTES VISUAIS E AUTISTAS: ENSINO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS INCLUSIVAS, de Thâmara Sampaio Vasconcelos Vilela, Mário Braz Manzi Muniz (UFG)
- Ensino de ética e teorias do jornalismo: O CIDADÃO LÚCIO FLÁVIO PINTO VIVE SUA ÉTICA DE JORNALISTA, de Alice Koshiyama (USP)
- Produção científica: PESQUISA APLICADA E AS POSSIBILIDADES PARA UMA FORMAÇÃO PROPOSITIVA EM JORNALISMO, de Guilherme Carvalho (Uninter), Alexsandro Teixeira (Uninter), João Figueira (Universidade de Coimbra)
- Pesquisa na Graduação: MÉDIO ARAGUAIA, AGROECOLOGIA E COMUNICAÇÃO COMPARTILHADA NO CAMPO, de Natália Eduarda de Borba; Mariana Brito Xavier (UFG), orientação de Nilton José dos Reis Rocha (UFG)
Na noite do dia 24 foi realizada a entrega do Prêmio Abej 2024 “Personalidade de Destaque no Ensino de Jornalismo”. O professor Dennis de Oliveira (USP) foi o vencedor.
Também foram homenageados os (as) professores(as) Gerson Martins (UFMS), Sérgio Gadini (UEPG), Edson Spenthof (UFMT), Mirna Tonus (UFU), Marcelo Bronosky (UEPG), Erivam de Oliveira (ESPM) e Marluce Zacariotti (UFT), ex-presidentes da ABEJ.
Programação
A programação contou ainda com mesas de debate, da qual participaram pesquisadores e representantes de instituições acadêmicas e profissionais como Fenaj, Sindicato dos Jornalistas de Goiânia, Abraji, SBPJor, cursos de jornalismo e jornais da região. Dentre os participantes, estava Samira de Castro, presidenta da Fenaj, que representou a Federação no 19º Pré-Fórum da Fenaj, e Kátia Brembatti, presidenta da Abraji.
A conferência de abertura foi proferida por Heleny Méndiz Rojas, da Universidad Católica del Norte (Chile). Ela falou sobre “Jornalismo e Educação Midiática: perspectivas para o empoderamento da cidadania”. Esta atividade e outras mesas foram transmitidas ao vivo e podem ser conferidas no canal da ABEJ.
Ainda durante o Encontro, foi realizada a sessão de lançamento de livros . Ao todo, 11 lançamentos foram apresentados aos participantes. Destaque para o livro da diretora científica da Abej, Maria Elisabete Antoniolli (ESPM): “Ensino de Jornalismo e Legislação Educacional”. O trabalho traz um estudo dos cursos de Jornalismo no Brasil, com ênfase na criação do curso e de suas Diretrizes Curriculares.
Por fim, foi eleito o grupo dirigente da ABEJ pelos próximos 2 anos. Além da diretoria executiva, também assumem os diretores regionais, conselho fiscal e conselho consultivo da Associação.
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