por Da Redação

A programação do 8° Fórum Nacional de Professores de Jornalismo está disponível na internet. O encontro acontece em Maceió (AL) entre os dias 21 e 23 de abril. As inscrições de trabalhos para os GT´s encerram no dia 20 de fevereiro. Os coordenadores de GT terão até o dia 20 de março para o envio dos aceites aos autores selecionados. Segundo o coordenador local, professor Boanerges Lopes, o 8° Fórum Nacional de Professores de Jornalismo proporcionará aos participantes um evento com estrutura e abrangência temática diferenciadas criando um espaço democrático onde as questões de interesse geral da classe possam ser amplamente debatidas. Destacou ainda que o evento reunirá em Maceió palestrantes de renome nacional e internacional aliando ao lado técnico do evento atividades sociais, culturais e turísticas intensas.

Normas para Inscrição de Trabalhos

Os trabalhos devem ser enviados um resumoz de 15 linhas para o Coordenador do GT até 20 de FEVEREIRO. Não há necessidade de enviar para o Coordenador o trabalho completo que será apresentado no Fórum para discussão. São 15 linhas, corpo 12, times roman. Depois de receber o coordenador envia para o interessado o aceite até 20 de fevereiro e encaminha para a coordenação local do Fórum a lista com os trabalhos que serão apresentados no seu GT.

Resumos dos Trabalhos selecionados

Para conferir a relação e os resumos dos trabalhos selecionados, clique no nome do GT de seu interesse.

Grupos de Trabalhos: principal momento do encontro nacional do FNPJ

Os GTs caracterizam-se como espaços destinados ao aprofundamento de aspectos discutidos de forma ampla durante as sessões de abertura e mesas temáticas do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo. Cada um dos cinco Grupos de Trabalho (Projeto Pedagógico, Atividades de Extensão, Produção laboratorial: meios eletrônicos, Produção laboratorial: meios impressos e Pesquisa em Graduação) deve estimular, entre os participantes, a produção de reflexões, através de documentos, dando conta da diversidade de experiências nascidas no interior das instituições de formação de jornalistas de todo o país.

A produção de textos, a exposição presencial, o debate franco durante as sessões são nos elementos impulsionadores da força e da capacidade do Fórum para oferecer respostas e questionamentos no que tange à formação dos novos profissionais de jornalismo, no quadro de um mundo em acelerada transformação tecnológica, e no interior de um país, como o Brasil, que reclama mudanças profundas no acesso à escolaridade e à produção de conhecimentos.

Para que os GTs possam cumprir com essa função básica de produtora de reflexões pedagógicas, técnicas, científicas e éticas compreende-se como necessário que os GTs existentes possuam parâmetros de rigor, tanto na aceitação de trabalhos como no seu processo de funcionamento, durante a realização das sessões anuais por ocasião dos encontros nacionais e regionais do Fórum.

Mais informações pela internet, no endereço www.8forum.ufal.br.

Deixe um comentário