por Da Redação

O 10º Fórum Nacional de Professores de Jornalismo começou nesta sexta-feira, 27, em Goiânia, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. O evento é promovido pelo Fórum Nacional de Professores de Jornalismo – FNPJ e discute os 60 anos do ensino de jornalismo.

O Fórum apresentou durante a manhã o Colóquio ANDI (Agência de Notícias dos Direitos da Infância), com o tema “A Construção e a Oferta de Disciplinas nos Cursos de Jornalismo Acerca da Cobertura das Políticas Públicas Sociais”. O mediador e coordenador Guilherme Canela e os expositores Luiz Gonzaga Motta, Marta Avancini e Andréia Peres destacaram a importância do desenvolvimento das disciplinas envolvendo o jornalismo social.

O professor Luiz Gonzaga Motta mostrou dados que comprovam a realidade social brasileira, com uma economia forte, porém social carente. Segundo ele, o Brasil é uma grande potência midiática e precisa dos meios de comunicação para a transformação desse contexto. “A agenda da mídia também se torna a agenda pública”, afirma.

Marta Avancini explicou que é necessário construir um aparato mental para que o jornalista consiga não apenas noticiar, mas provocar na sociedade uma maior reflexão para que novas perspectivas sociais sejam construídas coletivamente.

Andréia Peres ressaltou a importância do jornalista se instruir, para além de expor a problemática da notícia, ser capaz de apresentar coberturas mais amplas do tema social abordado, aumentando o número de matérias qualificadas voltadas para a sociedade.

Janda Nayara Costa

Dyenes Chaves

Agência de Notícias – 10º FNPJ

Deixe um comentário