por Da Redação

O presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo, Gerson Luiz Martins, participou na última sexta-feira, 28 de março, do I Seminário Nacional sobre Conhecimento do Jornalismo promovido pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina (SJSC), com o apoio da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e do FNPJ. O evento, que reuniu mais de 200 participantes, teve ainda o II Seminário do Programa Nacional de Estímulo à Qualidade do Ensino de Jornalismo e do Estágio Acadêmico.

Segundo informações da Fenaj, na manhã de 28 de março, três painelistas fizeram exposições sobre o tema central do I Seminário Nacional sobre o Conhecimento do Jornalismo. O professor Eduardo Meditsch (UFSC) citou conceitos de conhecimento de maneira geral, onde são construídas, as especificidades do Jornalismo como conhecimento e suas perspectivas. A seguir, o presidente da SBPJor, professor Carlos Franciscato (UFS), usou a linguagem para situar conhecimento e jornalismo. Ele falou do conhecimento no, do e para o Jornalismo. Por fim, o presidente do FNPJ, professor Gerson Luiz Martins (UFMS) apresentou sua visão do ensino do Jornalismo atualmente.

Posteriormente houve um debate com a participação dos professores. Tattiana Teixeira (UFSC), Celso Schröder (PUCRS) e Sérgio Luiz Gadini (UEPG-PR). Apesar das opiniões divergirem entre mais ou menos otimistas, todos concordaram que o Jornalismo segue para o amadurecimento de uma teoria própria. No período da tarde, teve início o II Seminário do Programa Nacional de Estímulo à Qualidade do Ensino de Jornalismo e do Estágio Acadêmico que se estendeu até o dia seguinte, atualizando documentos sobre os temas aprovados em 1997 e 2006, respectivamente.

Os textos dos painelistas, bem como os relatórios e imagens dos eventos – o Mestrado em Jornalismo da UFSC organizou a transmissão ao vivo de atividades, via internet – que estão sendo editados, serão disponibilizados no sítio web da FENAJ nos próximos dias.

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