Livro trata de assimetrias de gênero nas universidades

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFMA – campus Imperatriz), acaba de lançar o livro Assimetrias de gênero nas universidades, uma coletânea que reúne 18 artigos inéditos sobre desigualdades, representações e experiências de gênero no ambiente acadêmico. A publicação integra as ações do projeto “Assédio a professoras no ensino superior: um estudo sobre a realidade nos programas de pós-graduação no Nordeste”, financiado pelo Edital Universal do CNPq (CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021), e conta com a chancela da EDUFMA, do CNPq e do PPGCOM/UFMA.

Organizado pelas professoras Thaísa Bueno, Leila Sousa e Michelly Carvalho (UFMA)Janaína Amorim (UFPA) e Letícia Cardoso (UFMA), o livro se destaca por reunir pesquisadoras e pesquisadores de diferentes regiões do país, que analisam criticamente as múltiplas formas de desigualdade de gênero nas instituições de ensino superior da América Latina. “O livro é inédito em seu propósito de reunir, de modo articulado e interdisciplinar, pesquisas que abordam o assédio, as desigualdades estruturais e a representação feminina nas universidades. É também um convite à autocrítica institucional e à construção de ambientes acadêmicos mais justos e equitativos”, destaca a professora Thaísa Bueno, uma das organizadoras da obra.

Dividido em quatro capítulos (Discussões teóricasMapas do conhecimentoAspectos empíricos e Relatos de experiência), o volume traz reflexões e estudos que evidenciam as contradições entre o ideal de igualdade e a persistência de práticas patriarcais e machistas nas universidades. Com linguagem acessível e rigor acadêmico, a publicação busca ampliar o debate sobre políticas de igualdade de gênero, assédio sexual e moral, e as condições de trabalho e representação de mulheres no ensino superior.

O livro Assimetrias de gênero nas universidades está disponível gratuitamente em formato digital no site do PPGCOM/UFMA:
🔗 https://www.ppgcom.ufma.br/livros-e-e-books/

* Por Leila Lima de Sousa

Artigos relacionados

Respostas