Livro revela o método da reportagem a partir de depoimentos de repórteres renomados

Pesquisa de Magali Moser sistematiza práticas de repórteres e contribui para o ensino e reflexão sobre o jornalismo 

Primeiro lugar no edital de publicações autorais da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) em 2024, o livro “O método da reportagem: um estudo a partir de depoimentos de repórteres especiais”, de Magali Moser é uma importante referência para a formação de jornalistas. A obra foi desenvolvida a partir de sua tese de  doutorado defendida em 2021, no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC) .

Em sua abordagem, ela busca transformar a experiência prática da reportagem em conhecimento sistematizado, acessível e aplicável tanto no ensino como na pesquisa e no próprio ofício. 

A autora conta que a obra nasceu a partir de inquietações na prática da reportagem e dos desafios enfrentados ao lecionar. O acervo de experiências a partir de entrevistas com repórteres brasileiros ajuda a nortear a prática sem impor um método único e rígido para produções. “Há uma clara intenção de desmistificar a figura mitológica do/a repórter como gênio intuitivo, mostrando que há método, formação e aprendizado contínuo envolvidos”, afirma Moser.

Segundo a teórica Barbie Zelizer, jornalistas têm mais facilidade em identificar o que é notícia do que explicar como ela é construída. A partir disso, Magali Moser busca, com seu trabalho, promover o pensamento analítico e crítico sobre os processos jornalísticos.  Dentre os entrevistados, estão Adriana Carranca, Caco Barcellos, Daniela Arbex, Fabiana Moraes, Mauri König entre outros.

O livro “O método da reportagem: um estudo a partir de depoimentos de repórteres especiais” (Editora Fi e Editora SBPJor Luiz Gonzaga Motta) está disponível para download gratuito e também para a compra da edição impressa.

* Estagiária supervisionada por Guilherme Carvalho

Artigos relacionados

Respostas