por Da Redação

A diretoria da INTERCOM divulgou esta semana a realização do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação que terá como tema central Estado e Comunicação. O evento será realizado em Brasília (DF), na Universidade de Brasília, entre os dias 6 e 9 de setembro de 2006. É a primeira vez que o Congresso acontece em Brasília, a capital da República Federativa do Brasil.

Segundo o presidente da entidade, professor Dr. José Marques de Melo, trata-se de um espaço simbólico, onde o Estado Brasileiro está enraizado, sediando também o corpo diplomático que representa os Estados com os quais mantemos relações permanentes, bem como as delegações institucionais que compartilham o poder político nacional. Por isso mesmo, a cidade emerge como principal fonte das informações públicas que circulam nas redes midiáticas de todo o país e como provedora do maior volume de recursos (que financiam) e das normas (que regulamentam) para as empresas do ramo.

Marques de Melo destacou ainda que por outro lado, o evento transcorre no ano em que o país registra os 300 anos da primeira tentativa de controle da imprensa por parte do Estado. Disse que “em 1706 o Estado Português decretou a supressão da primeira tipografia de que se tem noticia em funcionamento no território colonial brasileiro. Trata-se de ocasião apropriada para se fazer a revisão crítica das relações entre o Estado e os processos de comunicação, especialmente daqueles mediados por tecnologias avançadas, estabelecendo conexões entre o presente e o passado para construir um futuro promissor”.

Ao mesmo tempo, destacou o presidente da INTERCOM , será uma boa oportunidade para dialogar com os agentes dos poderes constitucionais (executivo, legislativo e judiciário) sobre as políticas democráticas de comunicação e sobre o papel que nelas deve exercer o Estado, em parceria com o Mercado e a Sociedade Civil, nesta incluindo-se a Universidade.

Sub-temas

1) Políticas Públicas de Comunicação

Estratégias político-econômicas destinadas a fomentar o desenvolvimento e a avaliação dos sistemas e processos comunicacionais pelas empresas privadas, instituições públicas e terceiro setor.

2) Sistemas Governamentais de Comunicação

Imprensa, Radio, TV, Internet e sistemas afins mantidos pelos Governos Federal, Estadual e Municipal

3) Processos Comunicacionais dos Poderes Instituídos

Assessorias de imprensa, serviços de RP, departamentos de publicidade e outros processos mantidos pelo Executivo, Legislativo e Judiciário.

4) Mecanismos de Controle da Informação e da Cultura

Atuação do Estado como entidade reguladora dos fluxos informativos e da difusão cultural na sociedade, através da legislação, dos subsídios e da seleção e/ou indução de conteúdos, etc.

Inovação

O congresso de 2006 será precedido pelo debate do tema central nos Simpósios Regionais que a Intercom vaii promover, durante o primeiro semestre, em todo o território nacional.

Esta inovação pretende inverter o fluxo cognitivo dominante em nossa comunidade acadêmica, instaurando o diálogo necessário entre as comunidades regionais e as vanguardas nacionais.

Confira a seguir o calendário dos pré-congressos regionais da Intercom, anteriormente conhecidos como Sipecs:

INTERCOM SUDESTE – Ribeirão Preto, SP – Maio, 22-24

XI Simpósio de Ciências da Comunicação na Região Sudeste

INTERCOM NORDESTE – Maceió, AL – Maio, 26/28

VIII Simpósio de Ciências da Comunicação na Região Nordeste

INTERCOM SUL – Curitiba, PR – Maio, 4/6

VII Simpósio de Ciências da Comunicação na Região Sul

INTERCOM CENTRO-OESTE – Campo Grande, MS – Junho, 15/17

VII Simpósio de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste

INTERCOM NORTE – Manaus, AM – Junho, 8/10

V Simpósio de Ciências da Comunicação na Região Norte

Informações na página da INTERCOM na internet, no endereço: www.intercom.org.br.

Deixe um comentário