por Da Redação
“O ensino de jornalismo em seus contextos socioeconômicos” é o tema do II Colóquio Ibero-Americano de Professores de Jornalismo do FNPJ a ser realizado no dia 19 de abril, durante o 12º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. Para abordá-lo, estarão reunidos os doutores João Canavilhas (Universidade da Beira Interior/Portugal), Miguel Wiñazki (Universidades de Buenos Aires e de Belgrano/Argentina), Carlos Agudelo Castro (Universidade de Antioquia/Medelin-Colômbia) e Sérgio Gadini (Universidade Estadual de Ponta Grossa, Brasil), com mediação de Gerson Luiz Martins(UFMS), diretor de relações institucionais do FNPJ.
João Canavilhas (foto) é doutor em Comunicação pela Universidade de Salamanca, DEA em Comunicação Audiovisual e Publicidade pela mesma instituição, e licenciado em Comunicação Social pela Universidade da Beira Interior (UBI). Atua como professor auxiliar na Universidade da Beira Interior, sendo também responsável pelo Centro Multimédia da UBI, diretor do jornal URBI, coordenador da televisão TUBI, diretor de programação da Rádio Cova da Beira, membro do Conselho Editorial e colunista do jornal O Interior. Participa de projetos de pesquisa no Labcom e é membro da Rede ICOD.
Miguel Wiñazki é professor licenciado em Filosofía e pós-graduado em Ciência Política pela Universidade de Salamanca. É diretor jornalístico do Mestrado em Jornalismo do Diario Clarín, da Universidade de San Andres e da Universidade de Columbia; colaborador da Knight-Wallace Foundation da Universidade de Michigan; secretário de redação do Diario Clarín. É autor, entre outros livros, de La noticia deseada (2005), El Adolfo, crónicas del fascismo mágico en la Argentina (2002), Sobremonte, una historia de codicia argentina (2001), Travesías Argentinas (1999), Periodismo, ficción y realidad (1997), Ataque de pánico (1996), El último feudo (1995). Wiñazki foi professor de Filosofia na Universidade de Buenos Aires, Universidade de La Plata, Universidade Nacional de Lomas de Zamora, Universidade Nacional de San Luis, Universidade de Morón e Universidade de Belgrano.
Carlos Agudelo Castro é doutor em Jornalismo e Comunicação Pública pela Escola de Jornalismo da Universidade de Maryland, mestre em Jornalismo pela Universidade de Columbia e licenciado en Ciências de Comunicação Social pela Universidade de Bogotá Jorge Tadeo Lozano. É professor na Faculdade de Comunicações e coordenador de Jornalismo na Universidade de Antioquia, onde desenvolve pesquisa sobre revistas alternativas, imprensa de oposição e jornalismo de esquerda e dirige o jornal estudantil DE LA URBE. Dentre suas atividades anteriores estão correspondência, reportagem e edição em revistas, assessoria, criação e coordenação de prêmios e conferências. Ele também foi profesor de jornalismo na Universidade de Medelin e na Universidade Pontifícia Bolivariana.
Sérgio Luiz Gadini é jornalista, doutor em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), editor da Revista Internacional de Folkcomunicação, professor do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR) e membro da diretoria do FNPJ (gestão 2008/10). Foi ombudsman do Jornal da Manhã (de Ponta Grossa/PR), em 2007/08 e presidente do Sindicato dos Docentes da UEPG (Sinduepg/ANDES-SN) na gestão 2006/08.
O II Colóquio Ibero-Americano de Professores de Jornalismo do FNPJ será realizado das 9 às 12 horas, no Centro Universitário UNA – Campus da Praça da Liberdade, na Zona Sul de Belo Horizonte, MG.