por Da Redação

O grupo de trabalho, que abordou pela primeira vez no Fórum de Professores de Jornalismo, a questão do ensino de ética e teorias do jornalismo foi realizado neste sábado, 28, na sala 104 da Faculdade de Educação UFG . Edson Spenthof foi o mediador do Grupo de Trabalho, que contou com apresentações dos professores Antônio Carlos Cunha e Lúcia Helena Mendes Pereira.

Edson Spenthof, jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás, mestre em História das Sociedades Agrárias pela UFG, enfatizou a importância da reflexão dos profissionais da área sobre o ensino e pesquisa relacionada à ética e teorias, que são tratadas em parceria por estarem interligadas tanto no ensino quanto nas pesquisas de Comunicação.

Antônio Carlos Cunha, professor da Universidade Católica de Goiás, apresentou o trabalho “Apropriação de Trabalhos Acadêmicos na Internet”. O professor aborda as problemáticas didáticas que se confrontam com a ética no momento de uma pesquisa acadêmica. Ele destacou a forma negativa do uso dos vários meios de busca, como exemplo monografias prontas compradas pela Internet.

Em seus estudos uma das fontes de pesquisa foi o site de relacionamento Orkut, que conta com comunidades que manifestam abertamente a abdicação do pensar dos integrantes. Uma das soluções apresentadas por Cunha para evitar essa prática é criar atividades não convencionais no cotidiano acadêmico.

Lúcia Helena Mendes Pereira, professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), apresentou o trabalho – “Jornalismo para quem e para que?”. Em seus estudos identificou que “o jornalista é o ordenador da vida social e cultural” e “que a liberdade de expressão é um valor social e não individual”.A professora destacou que, “a necessidade de reflexão dentro das academias pode gerar uma sistematização do pensamento moral”. O estudo propõe a inclusão da disciplina de ética no primeiro contato dos estudantes com as teorias da profissão, e não simplesmente uma disciplina imposta na grade curricular.

Simone Bastos e Kelly Marinho – Agência de notícias

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