por Da Redação
Durante os três dias do 7º Fórum Nacional de Jornalismo importantes discussões deverão ser feitas e interessantes trabalhos serão apresentados aos participantes do encontro. Um dos destaques da programação do evento é a exibição dos projetos inscritos nos cinco Grupos de Trabalho do 7º Fórum, que irá divulgar e debater pesquisas fundamentais desenvolvidas por professores e profissionais da comunicação de todo o país. Com uma média de 20 trabalhos inscritos, o GT Atividades de Extensão, coordenado pela professora Sandra de Deus, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), irá concentrar suas discussões nas atividades extencionistas das instituições, analisando a atuação das universidades junto à sociedade. Para a professora Sandra, a apresentação dos trabalhos dos GT’s se caracteriza como uma importante contribuição para debater o ensino de jornalismo já que, eventos como o 7º Fórum, são um dos poucos espaços que os professores da área têm para discutir a sua relação de ensino. Sandra afirma que as discussões nos grupos de trabalho irão levantar questões interessantes sobre o ensino de jornalismo e sobre o tema geral do 7º Fórum, “Os desafios do ensino de Jornalismo na transição tecnológica”. “Vivemos um momento especial da profissão e do ensino de jornalismo. Deriva deste momento, toda a atenção dos participantes do Fórum. Portanto, qualquer discussão sobre a ação de um professor na sociedade vai levar o debate para os desafios que enfrentamos”, destaca a professora. O tema geral do encontro também deve orientar as discussões e apresentações do GT Produção Laboratorial – Impressos, coordenado pela professora Carmem Pereira , da UniCarioca. Esse GT é o espaço para discussão do fazer na sala de aula, tendo como suporte os meios impressos. Segundo a professora, mesmo não seguindo necessariamente o tema geral, o debate no grupo é orientado pelo assunto, mas prioriza as experiências desenvolvidas em aula. A grande expectativa da professora Carmem, com os trabalhos inscritos nesta edição do 7º Fórum, é a troca de experiências e as discussões que serão promovidas no encontro. “A experiência desses eventos tem sido enriquecedora, pois é o momento de refletirmos como ensinar a prática jornalística dos produtos impressos”, afirma. Exatamente 30 trabalhos estão inscritos no GT Projetos Pedagógicos, mas apenas três projetos se relacionam diretamente com o tema geral do 7º Fórum. O coordenador do GT, professor Cristóvão Pereira Souza, da Universidade Potiguar (UnP), explica porque apenas 10% dos trabalhos estão relacionados ao tema geral do evento. “Acho que essa estimativa vai ao encontro da percepção de que a tecnologia da atualidade é apenas mais uma entre tantas outras que pontuaram a jornada do homem em sua interação com o outro e com o meio ambiente. Se há uma transição, portanto, que ela se efetive na possibilidade de o homem finalmente abraçar a sua verdadeira vocação, que é, citando o grande educador Paulo Freire, ‘a de humanizar-se’, e isso independentemente da tecnologia do momento”, analisa o professor. Para Cristóvão, a apresentação dos GTs será uma importante contribuição para discutir o tema geral do Fórum e principalmente para analisar o ensino de jornalismo. “O jornalista é, ‘em última instância, um educador’. Enquanto formadores, portanto, devemos avançar para além das formas e dos meios, sob pena de estarmos ‘reificando’ a tecnologia em detrimento dos conteúdos e dos objetivos. Contudo, em uma contemporaneidade de interação interconectada globalmente, em que os efeitos se voltam contra as causas de forma instantânea, faz-se necessária à discussão de uma ética de utilização dessas novas possibilidades. Não podemos esquecer ainda questões como a exclusão digital, cuja orfandade social não se restringe ao campo da comunicação entre indivíduos, mas também entre estes e o trabalho”, completa. Desenvolver e fomentar a pesquisa na graduação de jornalismo do país é o objetivo do GT Pesquisa na Graduação, coordenado pelo professor do Instituto Superior e Centro Educacional Luterano (Ielusc), Gerson Martins. “Queremos destacar aspectos internos da profissão para contribuir com o desenvolvimento de pesquisas como a base de atividades de ensino nos cursos de jornalismo”, ressalta. Para o professor, a sétima edição do Fórum de Professores promete ser um grande evento reunindo profissionais conceituados e promovendo discussões importantes sobre o ensino de jornalismo. Gerson Martins ressaltou que a realização do encontro em Florianópolis deve atrair um maior número de participantes. “Como as edições anteriores do evento eram realizadas em pontos extremos do país, acredito que a localização de Florianópolis facilitará a participação de mais pessoas. Além disso, o reconhecimento do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, também representa um grande atrativo”. Além dos GTs de Projetos Pedagógicos, Pesquisa na Graduação, Produção Laboratorial – Impressos e Atividades de Esxtensão, também será realizado na sétima edição do Fórum de Professores o GT Produção Laboratorial – eletrônicos. Esse grupo é coordenado pela professora da PUC de Minas Gerais, Sandra Freitas. Adriane Alice Pereira