por Da Redação

Representantes de dez entidades da área de comunicação reunidos em Natal (RN) criaram, nesta terça-feira, 2 de setembro, a Federação das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação – Socicom. A nova entidade terá a participação do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo – FNPJ, que foi representado em seu lançamento oficial pelo professor Dr. Gerson Luiz Martins, diretor de Relações Institucionais do Fórum.

Além do FNPJ, a assembléia teve a participação da Intercom, representada pelo seu presidente professor Dr. José Marques de Melo; Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), representada pelo professor Dr. Elias Machado; Ulepic, representada pelo professor Cesar Bolaño; Compós, representada pela vice-presidente, professor Dra. Ana Silvia Médola; Abracorp, representada pela sua presidente, professora Dra. Margarida Kunsch; ABCiber, representada pelo presidente, Eugenio Trivinho; Rede Alcar, representada pela professora Dra. Marialva Barbosa; Folkcom, representada pela presidente, professora Dra. Betania Maciel e Associação Brasileira de Jornalismo Científico, representada pelo professor Dr. Adolpho Queiroz.

A assembléia aprovou o Estatuto de fundação da entidade e elegeu a primeira diretoria, composta pelos professores José Marques de Melo, presidente; Ana Sílvia Médola, vice-presidente; Margarida Kunsch, diretora de relações internacionais; Elias Machado, diretor de relações nacionais e Rosa Pires, diretora administrativa.

A assembléia ainda definiu que o Conselho Deliberativo da Socicom será composto por um representante de cada entidade filiada, com direito a um suplente. As entidades têm até o dia 30 de setembro para indicar os representantes.

A nova diretoria da Socicom terá o prazo de 90 dias para a regularização jurídica com registro da Ata de fundação e composição da primeira diretoria.

O Conselho Deliberativo da Socicom terá também a participação do Forcine e Socine, entidades que participaram das primeiras reuniões para constituição da Federação e que não puderam enviar representantes para a assembléia em Natal.

Deixe um comentário