O Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) vem a público manifestar apoio aos docentes e servidores das Universidades Estaduais do Paraná (IEEs), que, há mais de dez dias, estão em greve.
O governo do Paraná tem adotado medidas de restrição orçamentária, o que tem atinge vários setores do serviço público do estado, em especial a educação básica e superior. Tais cortes se referem, entre outras questões, ao não pagamento constitucional do terço de férias ao conjunto dos servidores do estado, além de cortes de custeio e investimentos nas universidades. Estas ações não apenas comprometem a qualidade da educação, mas colocam em risco o modelo de ensino público praticado pelo Estado do Paraná. Algumas reitorias já informaram que não têm condições de iniciar suas atividades em 2015 se os recursos para custeio não forem depositados.
Diante deste quadro, as sete universidades que compõem o sistema decidiram parar suas atividades até que o governo estadual do Paraná recue quanto a essas ações e garanta o funcionamento dessas instituições, bem como o pagamento de todos os diretos dos servidores.
A direção do FNPJ acredita que não deve silenciar diante deste terrível cenário de precarização do trabalho docente, que busca atrelar a produção do conhecimento, a partir do ensino, das pesquisas e das extensões realizadas nessas universidades, ao interesse econômico que se baseia na lógica privatista. Sem a garantia dos investimentos, a independência e a autonomia da produção científica estarão comprometidas.
Neste sentido, o Fórum Nacional de Professores de Jornalismo reafirma seu apoio aos servidores do Estado do Paraná na luta pela manutenção dos seus direitos e na busca por um local de trabalho digno.